Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

É Natal, É Natal na escola EBI de Pereira

  Na nossa escola já se sente a animação do Natal.

Toda a escola envolvida, professores, alunos, assistentes operacionais, encarregados de educação familiares... por isso a nossa escola está muito bonita com as decorações de natal espalhadas por todos os espaços escolares: começando na sala  de aula,passando pelos corredores, entrando na BE , passeando pelo átrio principal, este com motivos natalícios  escolhidos com primor e acabando no espaço exterior, onde se quis partilhar,mostrar e envolver a comunidade local, com os trabalhos realizados pelos alunos e professores.

 Tudo estava muito lindo, mas em destaque esteve a nossa árvore de natal gigante  decorada com  estrelas  feitas com materiais reutilizados por toda a comunidade educativa.

Como foi possível todo este trabalho? A professora Adélia Batata, professora de Educação Visual, dinamizadora da atividade vai explicar tudo certinho, direitinho.

«
Natal na EBI de Pereira
No âmbito dos conteúdos programáticos de Educação Visual, 3º ciclo, construção de polígonos e polígonos estrelados, foi proposto aos alunos a elaboração de uma árvore Natal de gigante no exterior da escola, ao que os alunos responderam com grande entusiasmo.Para elaborar uma estrutura sólida/resistente para colocar no exterior, foi solicitada a colaboração da comunidade educativa e, através da Diretora de Turma do 6.º B, Ana Costa, e da Coordenadora de Estabelecimento, foi com grande alegria que recebemos a resposta do Sr. António Pinheiro, avô do aluno Gabriel Coutinho, que acolheu o desafio, construindo e oferecendo a referida estrutura. 




Depois, foi pôr mãos à obra e a elaboração de polígonos estrelados saiu da aula de Educação Visual e estendeu-se por toda a escola: desde o pré-escolar passando pelos 1.º , 2.º e 3.º ciclos, a colaboração foi estrondosa! Ninguém ficou indiferente, desde alunos, professores, auxiliares da ação educativa e encarregados de educação. Assim, os polígonos estrelados, além de fazerem parte da árvore, são também uma constante na decoração do espaço. 



Mais uma vez, como é habitual nesta escola, é de louvar o acolhimento desta iniciativa por toda a comunidade educativa.
A professora: Adélia Batata»

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Só valorizamos o que conhecemos

 No calendário, dos dias que ficaram para a História ficou assinalado a data de 1 de dezembro. Neste dia, em 1640, um grupo de 40 conjurados  invadiram o paço da ribeira onde se encontrava a vice-rainha de Portugal,Margarida de Saboia, Duquesa de Mântua    e o seu secretário-geral Miguel de Vasconcelos, foram neutralizados , afastados do cargo e aclamarão rei D. João IV, Duque de Bragança, aos gritos de "Liberdade". Restaurando a independência portuguesa que desde 1580  se encontrava numa situação política de Monarquia dualista, cujas promessas, sob juramento,  feitas nas cortes de Tomar, por D. Filipe II de Espanha, I de Portugal garantiam a soberania portuguesa, mas cujos descendentes acabaram por desrespeitar, pondo em causa a independência portuguesa. O que motivou a organização de um golpe de estado para recuperarem a soberania portuguesa.


Foi com o objetivo de assinalar este acontecimento politico que, a turma do 8º A, em articulação com  a docente de História e como forma de consolidar os conteúdos programáticos desta disciplina   se deslocaram à turma do 4º ano para partilharem com os colegas as suas aprendizagens.



 Para além das explicações os alunos distribuíram marcadores temáticos  a todos os colegas e  à professora  Alda Sancho, para além de marcadores de mesa que também estenderam a outros espaços escolares.


 Foi mais uma iniciativa promotora do gosto pelo estudo da História e auto estima dos alunos, para além de mostrarem à  sua primeira mestra, a professora Alda, o quanto já aprenderam e que tanto a alegrou.
 São com pequenos gestos se caminha em direção ao sucesso escolar.

Somos uma escola segura

 Decorreu  no dia 26 de novembro, no auditório da nossa escola, uma palestra formativa, dinamizada pela equipa da Escola Segura de Montemor-o-Velho direcionada para as turmas do 7º ano A e B. 


A formação abordou a temática da "Violência em meio escolar". Foram  identificadas várias formas de violência e quais os procedimentos a ter em tais situações. Os alunos foram também motivados para a prática de comportamentos assertivos   e o respeito pelos direitos e deveres de qualquer cidadão e cumprimento do regulamento interno da escola e estatuto do aluno.
A utilização das novas tecnologias, inclusivamente o uso indevido do telemóvel e a utilização da internet e redes sociais.
A atividade decorreu de modo muito interativo, as turmas acompanharam  com interesse e concentração as reflexões que foram feitas, tendo os alunos a oportunidade de colocarem as suas dúvidas e obterem  esclarecimentos, bem como a possibilidade de partilharem experiências  pessoais referentes ao tema.


A atividade foi solicitada pelas diretoras de turma respetivas integrada nos conteúdos das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Formação Social e Pessoal.

A árvore da paz

  Integrado nos conteúdos programáticos do 9ºano e no âmbito das disciplinas de Português, Inglês, História e Educação Visual os alunos comemoraram o dia do Armistício que no dia 11 de novembro de 1918 declarou o fim da Primeira Guerra Mundial  (1914-1918). Assinalando também o fim das comemorações do centenário deste acontecimento (1914-2014/1918-2018)
Para o efeito, os alunos , em contexto de aula, leram passagens dos livros " A ficha do Capitão" da autoria de José Rodrigues dos Santos e o "Soldado Milhões "da autoria de  Francisco Galope e leram um poema inglês "Nos campos da Flandres" que apresentaram à comunidade educativa.  Conheceram aspetos da cultura inglesa no que respeito às comemorações anuais da 1ª Guerra Mundial, executaram poppies, intregadas na comemoração da  Remembrance poppy.
 Como  trabalho final os alunos do 9º ano e do 7º A  decoraram a árvore da paz  com poppies e com tsurus executados pelos discentes do 7º A, símbolo da Paz, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, cujo tema é Direitos do Homem.



 E elaboraram um placar temático alusivo às comemorações articulando factos do passado  e da atualidade.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Pelo S. Martinho, vai à biblioteca e lê um livrinho

" Pelo S. Martinho, vai à biblioteca e lê um livrinho", foi o desafio feito pela Biblioteca Escolar às crianças que frequentam o ensino pré-escolar, na nossa escola. E todas aceitaram o desafio e marcaram presença na BE.
A professora Rita Freitas de Educação Musical, em parceria  com a colega, preparam uma atividade para receber os convidados e como forma de comemorarem o Dia de S. Martinho, os alunos  foram à BE para ouvir mais uma história, e vocês já estão a ver qualfoi.  Todos acertaram , mas ela era muito fácil de adivinhar.
 Claro, só podia ser mesmo a  lenda de S. Martinho!
As palavras foram enriquecidas com a música que professora Rita trouxe  e que serviu de acompanhamento à leitura da história.
Mas nenhum dos visitantes se limitou a ouvir, todos se envolveram , participaram e contactaran com os vários instrumentos musicais, trazidos pela professora Rita, e que "entraram " na história e todos tiveram oportunidade de os identificar e experimentar.

Pelo S. Martinho
foste a biblioteca
e leste um livrinho
mas volta outra vez
para leres mais um bocadinho


quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Quem quer quentes e boas, quentinhas?...

 Na nossa escola e cumprindo a tradição, foi realizado, no dia 9 de novembro, o já habitual e esperado  magusto. Direcionado para todos alunos, dos vários ciclos de ensino. Uma festa que antecipou  a comemoração do  de S. Martinho- 11 de novembro.




Como o magusto não se faz sem castanhas, todos os alunos se envolveram e colaboraram com a oferta de castanhas, que acabaram  no assador do refeitório da escola.


 E, a ver pela degustação e comentários ouvidas as castanhas assadas estavam muito saborosas.

 

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra foi à nossa escola

 No dia 8 de novembro, D.Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, esteve na nossa escola. 

Falou  da urgência da Paz no mundo e da necessidade  do reconhecimento  e da gratidão do bem que nos fazem, assim como imperativo deve ser a tolerância, a aceitação do outro, tal como ele é  e o perdão.



 Toda a comunidade estava preparada para lhe dar as boas vindas e agradecer a sua disponibilidade. E foi com surpresa e satisfação que  D. Virgílio  recebeu, dos mais pequeninos aos finalistas, as prendas que eles tão bem souberam embrulhar. E que lhe chegaram, umas  sob a forma de poesia, outras sob  a forma  de música  e de canções e ainda duas ofertas muito especiais um tsuru- símbolo da paz, feito pelos alunos do 7º A no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento



 e um terço ecuménico, símbolo da tolerância religiosa e cultural, executado pelos alunos do 8º B, integrado nos conteúdos programáticos de História.

domingo, 11 de novembro de 2018

Alunos da Escola EBI de Pereira vão participar no corta-mato concelhio.

 Corta-mato concelhio

No dia 13 de novembro de 2018, entre as 8h.30m e as 13h.30m, vai decorrer o corta-mato concelhio. Esta atividade está integrada no PAA,-Desporto Escolar e é destinada aos alunos dos escalões iniciados a juniores e envolve  todos os alunos do agrupamento bem como os professores de Educação Física. O circuito realizar-se-á  em Montemor-o-Velho, no parque das merendas e zona da feira.
Os alunos, da nossa escola, também querem participar e já estão na linha de partida, ou quase...



Neste momento estão inscritos os seguintes participantes:








Estão à espera de quê?
 Bora lá treinar... isto se quiserem regressarem da competição de medalha ao peito.
Eu sei que , que o que interessa é participar, mas quem não gosta de um troféu? Vá lá esforcem-se...