Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2018

Encontro com o Ilustrador André Caetano





 «O que mais gosto em ser ilustrador, é poder contar histórias com desenhos.
Ao desenhar, posso "viajar" para outros mundos e realidades, seja no meu, no nosso ou num  mundo que exista apenas na cabeça do escritor com quem estou a  colaborar».





O gosto pelo desenho foi uma vocação inata, cujo talento quis educar quando em 2001 ingressou na EUAC (Escola Universitária de Artes de Coimbra), acabando por se licenciar em Design de Comunicação, em 2006. Apesar da sua curta carreira a notoriedade já está realçada, atestada, a nível nacional, pela qualidade dos seus trabalhos no mundo das artes da  ilustração  e do designer  .As diversas participações  e obras  realizadas atestam a sua ascendente e promissora carreira, começando a ser certificada pelos prémios atribuídos. Entre eles : Prémio Profissional de Banda de Desenhada de 2014, vencedor do prémio COLORISTA DO ANO, com o trabalho Uma Aventura Estaminal- Imprensa da Universidade de Coimbra e o prémio de Excelência em Ilustração para BD- Melhor desenho atribuído na edição de 2015 da Comic Con Portugal, devido ao seu trabalho no livro Volta: O Segredo do vale das Sombras.
 Colabora também com diversos escritores, entre eles, a escritora Lurdes Breda.Tendo  ilustrado vários  livros, essencialmente infantis.  Por esta razão, tem divulgado a sua obra   e os respetivos livros , junto das escolas, desde os alunos do Ensino pré-escolar, até ao ensino secundário, um pouco por todo o país. Também já ilustrou manuais escolares.


  A presença do ilustrador, na nossa escola, foi promovida pelos docentes do 1º CEB e foi direcionada a todos os alunos deste ciclo de ensino.
O ilustrador falou da sua obra e do processo criativo que a move. A interação que promoveu com a assistência, foi de tal modo dinâmica e cativante que a mesma se envolveu entusiasticamente em todas as atividades desenvolvidas ao longo da palestra.