Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Terapia para a alma

 Sabem o que  uma Mandala ?
 Alguém  já lhes chamou de "terapia da alma", a Mandala  não é um simples desenho  fragmentado em várias formas geométricas e coloridas com várias cores.


Elas têm um significado.
A palavra Mandala significa círculo em sânscrito e é considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Para os hinduístas e budistas, a Mandala ajuda na concentração da prática meditativa
 e entre os nativos americanos, acredita-se que a mandala tenha o poder de proteger e afastar os maus sonhos e espíritos malignos. Por isso, também recebe o nome de filtro dos sonhos.

O facto de este símbolo estar disseminado em tantas culturas reflete o significado que o círculo tem para o subconsciente. Como não é uma forma geométrica encontrada na natureza, traduz perfeitamente a ideia de perfeição que os seres humanos pretendem alcançar.





As Mandalas são também um recurso didático utilizado por vários professores de arte, História e Matemática, pois este símbolo serve para ensinar vários conteúdos tais como:
formas geométricas; cores; diferenças de tamanhos; conjuntos; percepção visual; História da arte e História das religiões.
Confecionar a Mandala permite ao aluno exercer sua autonomia e individualidade, deixando sua marca pessoal. Constitui uma estratégica pedagógica aplicada em turmas consideradas muito agitadas devido ao poder apaziguador que a realização deste desenho contém.



Os benefícios de fazer e pintar uma Mandala são muitos. Aquele que a confeciona fica concentrado numa tarefa específica e assim pode canalizar sua atenção.
Além disso, o autor exercita  a sua criatividade e o seu poder de decisão ao lidar com a escolha de cores e padrões geométricos distintos.

Agora é só passar pela sala 5 apreciar os trabalhos expostos e concluir que os alunos do 4º ano, sob orientação da professora Alda Sancho, fizeram bonitas Mandalas. 


  Quem quer fazer uma Mandala  do outono com motivos naturais alusivos a esta estação do ano?
FICA O DESAFIO

Muito mais do que um simples desenho

As paredes, dos corredores da nossa escola, estão constantemente  a mandar-nos recados. Os mais distraídos passam ao lado, os apressados, andam sempre a correr e há outros que dizem que têm sempre muito que fazer  e que não têm tempo para nada. Das duas uma, ou têm mesmo muito que fazer, ou não têm nada para fazer e querem disfarçar... E há aqueles  que têm sempre tempo para parar, olhar, apreciar e escutar os recados.




 E tudo isto para vos dizer que, a parede da sala 5 quis dar as boas-vindas ao outono e nada melhor que saudá-lo com  muita cor. Muita cor !? Estarão muito a comentar , mas o outono não e cinzentão e com folhas  a rodopiar no ar , para caírem  abandonados no chão, tapadas por um a manta castanha dourada?



 Nós não pensamos assim, somos nós que escolhemos as cores com que queremos pintar  a vida.
A dar-me razão está a acenar a turma do 4ºano juntamente com  a professora Alda Sancho que escolheu uma paleta de cores  muito vivas e alegres, como se as folhas da primavera  se prolongassem  pelo outono. 



Se o frio e  a chuva nos começa a bater à porta e não podemos  alterar os ciclos da Natureza, Só temos  que saber contrariar, "dar a  volta por cima", apreciar esta estação do ano e transformar os pingos de chuva em pinceladas de cor e logo tudo fica muito mais agradável. 
E se o outono te der  muita chuva, compra um guarda-chuva  muito garrido pintado com as cores do arco-íris  e uma gabardina  com um sol sorridente estampada nas costas e se tiveres frio compra um cachecol às riscas amarelas e vermelhas.  vais ver que RESULTA!