Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Encontro de profissões- 2ª edição -24 de abril de 2023

 Encontro de profissões- 2ª edição

 Tal como foi divulgado em cartaz, aqui fica o testemunho de todos (todas) aqueles(as) que colaboraram para mais um encontro de profissões e contribuíram para informar, esclarecer, orientar e sobretudo a ajudar os alunos a decidirem e repensarem o percurso profissional que querem seguir e qual o plano de estudos necessário para o concretizarem.


Sabendo que já não se pode pensar numa profissão para a vida, que é necessário continuar a estudar, a evoluir e adaptar-se aos novos contextos socioeconómicos e culturais. Sendo as competências adquiridas na escola e desenvolvidas ao longo da vida que irão dar as asas para crescer e voar bem longe.

 A todos que proporcionaram a atividade que, pro bono, se deslocaram à escola, os dinamizadores desta atividade: Coordenadora de Estabelecimento, Diretores de Turma, Encarregados de Educação, SPO e professora de Cidadania e Desenvolvimento aqui fica a nosso reconhecimento. Bem como, um especial agradecimento ao comando distrital da GNR que se deslocou com a equipa cinotécnica e cavalaria proporcionando a toda a comunidade educativa um momento lúdico-pedagógico de agrado geral pela interação estabelecida entre os respetivos agentes e os discentes.















































Esta é a madrugada que eu sonhava...

 Esta é a madrugada que eu sonhava

 Integrado no PAA do DCSH os docentes da área disciplinar de História- 2º e 3º ciclo- comemoraram mais uma data com História e uma data que ficou para a História- a Revolução de 25 de Abril de 1974.

Na EBI de Pereira foi uma das escolas do AE de Montemor que se juntou à efeméride, deixando também o seu contributo e homenagem a este facto histórico.

Os alunos do 6º e 9º ano produziram trabalhos diversos que expuseram no átrio da escola que, deste modo divulgaram e partilharam com toda a comunidade educativa mais um aniversário da revolução. Para além da distribuição de folhetos informativos, marcadores temáticos e postais ilustrados. Iniciativa enriquecida com a colaboração do Clube da Rádio Escolar que passou músicas alusivas à repressão, à liberdade sem esquecerem as memoráveis: «E depois do Adeus” e “Grândola Vila Morena









A atividade foi complementada com a presença dos membros da Assembleia Municipal, integrada no projeto “A Assembleia Municipal vai à Escola” e contou também com um elemento, em representação do Senhor Presidente da Camara Municipal, com o Senhor Diretor do Agrupamento e com a Coordenadora de Estabelecimento.



Os alunos foram os anfitriões e receberam a comitiva com uma dramatização poética sobre repressão, liberdade e conquistas de abril. Tratou-se de mais um momento de aprendizagem, apenas mudaram os professores e a sala de aula. De modo interativo os discentes questionaram os convidados, colocando interrogações que iam ao encontro das suas aprendizagens, do seu espírito crítico e da sua cidadania ativa, enquanto munícipes.

 E demonstraram pelo entusiasmo em que se envolveram na atividade, pela preparação e trabalhos realizados, pela receção aos convidados, pelo modo assertivo que demonstraram durante a sessão. Deixaram a todos os convidados incluindo os respetivos professores um grande sorriso de reconhecimento e de gratidão pelo ensino aprendizagem que aqui ocorreu.





 Viva a Liberdade, Viva a revolução dos cravos, Vivam as conquistas  de abril e que nunca se fechem as portas que abril abriu.