Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Iniciativas que fazem a diferença

 

Dia do Pijama e campanha de solidariedade

O dia 20 de novembro é a data que assinala o Dia Nacional do Pijama que, coincide também com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Pijama  cujo objetivo é sensibilizar as crianças que nem todas têm direito a crescer numa família. A Mafalda Carvalho, aluna do 9º B da Escola EBI de Pereira, propôs assinalar esta data e dinamizar uma campanha de solidariedade de recolha de pijamas destinados a crianças e jovens carenciadas que vivem em instituições de apoio. A iniciativa teve a aprovação da direcção do agrupamento e a dinamização ficou a cargo das duas turmas, A e B, do 9º ano e envolveu todos os níveis de ensino desde o ensino pré-escolar ao 3º CEB e respetivos encarregados de educação. E contou com a participação de todos, muitos pijamas chegaram à escola e posteriormente distribuídos pelas instituições interessadas em recebe-los.

Na sequência desta iniciativa, tal como prometido, vimos dar conta do desenrolar desta campanha, começando por agradecer a forma generosa como para ela contribuíram.

No dia 30 de dezembro, as diretoras de turma dos nonos anos da escola de Pereira foram entregar os pijamas angariados a várias instituições da região.

O périplo começou em São Martinho, no Lar da obra do padre Serra, seguiu até ao Centro Porta Amiga da AMI, passou pelo Ninho dos Pequenitos na Maternidade Bissaya Barreto e terminou em Eiras, no Centro de Acolhimento da Comunidade Juvenil Francisco de Assis. Na semana anterior, já alguns pijamas tinham viajado até à Figueira da Foz, fazendo as delícias das crianças e jovens do CAT da APPACDM.

As docentes foram recebidas de braços abertos e foram muitos os agradecimentos por esta iniciativa.

Com a ajuda/colaboração de todos podemos fazer mais e melhor

Natércia Rasteiro e Susana Pereira