Pesquisar este blog

sábado, 13 de outubro de 2018

A Música é para TODOS


Dois em um- Rentabilizar recursos



O dia 1 de outubro assinala duas comemorações: o Dia da Música e o Dia do Idoso. Assim sendo, juntaram-se recusos, procuraram-se parceiros e na nossa escola comemorou-se em  simultâneo  as duas efemérides.

 A dinamização e a iniciativa este a cargo das docentes de Educação Musical;

 as professoras Fátima Jorge e Rita  Freitas e  tiveram a colaboração da direção do "Centro de Dia, da Santa Casa da Misericórdia de Pereira, que permitiu a deslocação dos utentes à escola, para, em conjunto com os alunos, do 1º CEB, , partilharem, afetos, emoções e experiências. A música é para todos  e todos temos  a música no coração e na memória das coisas boas que vão acontecendo ao  logo da vida.  A música é inclusiva, não discrimina.




 Para além deste encontro intergeracional ,



 integraram várias atividades que envolveram todos os alunos dos vários níveis de ensino, do ensino pré-escolar ao 3º ciclo. Os mais pequeninos descobriram a música, instrumentos e sonoridades, os restantes pesquisaram, expuseram trabalhos, decoraram o átrio com motivos alusivos às comemorações,  tocaram, cantaram dançaram e animaram .Espalharam alegria  e sorrisos, deixaram que a música saísse  em liberdade e esvoaçasse pelas salas de aula e corredores da nossa escola.





 A Biblioteca  Escolar esteve também associada à comemoração, ela foi o palco do encontro entre crianças e idosos, e de exposições. Exposições bibliográficas e exposições de instrumentos musicais, com destaque para os instrumentos do mundo .


 E para dar mais som e alegria ao momentos  tivemos ainda como convidada a fadista amadora, Inês Figueiredo.




 GOSTÁMOS MUITO
Foi mais uma lição, dada fora da sala de aula .