Pesquisar este blog

domingo, 23 de setembro de 2018

É mesmo assim o outono

Hai-Kai de Outono

Uma borboleta amarela?
Ou uma folha seca
Que se desprendeu e não quis pousar?

Qual a estação do ano mais rica?


O outono é a estação do ano mais rica, porque é a que traz mais ouro nos bolsos.
 O outono está mesmo à porta, a espreitar, com a habitual timidez  para destronar o verão que teima em reinar, mas aos poucos e poucos ele vai acabar por assumir a liderança, quando o sol for viajar para outras paragens e o verão  lhe  vier pedir boleia.


E como estava previsto, o outono (equinócio do outono)  chegou «no dia 23 de Setembro às 02:54 horas. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 89,812 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 22:23 horas.
 NOTA-Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas o senso comum diz-nos que o dia e a noite têm igual duração. » in Observatónio astronómico de Lisboa.
Com o outono fazem-se últimas colheitas, a do milho de regadio, do arroz, das abóboras bem amarelinhas, sinal que estão vingadas e as vindimas E também, não tardam aí, as primeiras chuvas,e o ventinho frio que nos arrefece as mãos e a cara.
 Mas também é a época de se apanharem as nozes, que irão enriquecer as broinhas de Natal e as castanhas, que se hão-de assar pelo S. Martinho, quando se provar o vinho novo. E se colherem os saborosos dióspiros e as romãs.
E como diz um dos colaboradores da nossa Quinta Pedagógica, é altura de se plantarem as couves e de se semearem os nabos , já a pensar na consoada e sem esquecer que se tem que engordar os perús... e fazer as compotas e a marmelada.  Quem já apanhou os marmelos?
Por tanto que o outono nos oferece, não há quem não goste dele!
Só temos que lhe desejar as boas vindas.
E apesar do verão se ter ido embora e das férias na praia terem acabado, em compensação chegaram as AULAS e a animação da ESCOLA, conhecermos ou revermos colegas , professores, assistentes operacionais e voltarmos à biblioteca escolar para retomarmos os livros e a leitura.