Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Boas práticas na EBI de Pereira - 2

Continua o projeto  de tutorias, na turma do 6º B. 
Como forma de contribuir para esta  estratégia pedagógica, promotora do sucesso escolar, apresentou-se ao serviço desta causa, o Diogo Teixeira; que se disponibilizou a ajudar os colegas na disciplina de História e Geografia de Portugal, assunto que ele domina e que gosta. Também os colegas aceitaram com muito agrado esta ajuda pois, estudar com o apoio dos colegas torna-se mais estimulante e motivador e os resultados finais muito melhores.


Nota MAIS para esta iniciativa
Vamos continuar a cativar os alunos para integrarem este projeto e mobilizar mais tutores.

 



Quinta Pedagógica


  A quinta pedagógica é um projeto dinamizado, na nossa Escola, pelos docentes do 1º CEB.
 Pretende promover a participação e envolvimento dos alunos, especialmente deste ciclo de ensino e respetivos professores, em atividades  agrícolas e de  jardinagem, realizadas dentro dos espaços físicos  da Escola.



Esta iniciativa visa  fomentar o contacto com a natureza, experimentar outras formas de ensino  e de aprendizagem, estimular o gosto pelos trabalhos agrícolas, observar e acompanhar o desenvolvimento do ciclo das sementes e plantas  e desenvolver a autonomia e o trabalho de equipa.
 Na nossa quinta  já se fizeram as culturas de primavera. Se observarem, com atenção, esta plantação e sementeira podem verificar que, com estes produtos agrícolas, se tudo correr bem,  já podemos fazer, na altura certa,  uma sopinha bem saudável.




Até lá , os jardineiros e agricultores terão que regar, fertilizar e mondar as ervas  daninhas.
Pelo que se viu, estas "lavradoras" estão atentas, não querem ervas daninhas no seu campo.





 De referir que este projeto conta também com a colaboração da autarquia e dos encarregados educação, no que respeita a alguns trabalhos de manutenção do espaço e dádivas de sementes e plantas.
 E agora para quem gosta de desafios e é um (a) horticultor (a) atento(a).
- Quem sabe responder a esta pergunta?
Quem souber vai dizer à sua/seu professora/professor.