Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2018

A nossa quinta continua a crescer viçosa

A nossa quinta continua a crescer viçosa, graças aos nossos jardineiros.  Não lhes falta atenção, cuidados  e água.

  Hoje foi a dia de plantarmos pimentos.
 Vamos esperar para colhermos belas hortícolas para fazermos uma sopa ou uma salada muito saudável .




A Carlota esteve na Biblioteca Escolar com os amigos



CARLOTA é um projeto que promove a educação de meninas, apoiando Bolsas de estudo de jovens/meninas da Ilha de Sogá, na Guiné-Bissau, uma das ilhas mais pobres do arquipélago dos Bijagós.

Desde o dia internacional de combate à pobreza – 17 de outubro – que as escolas do agrupamento aderiram ao projeto. Para isso, criámos o Lápis Solidário e, até agora, já vendemos mais de 2000.
O rosto do projeto é a Carlota, uma boneca negra que começou a fazer parte das nossas turmas, assistindo a muitas das aulas.



A Carlota também foi à Biblioteca Escolar e  acompanhou os meninos e as meninas do 3ºano enquanto estiveram a fazer os trabalhos de casa, que a professora Alda Sancho tinha marcado. Com a companhia da Carlota, até os trabalhos se tornaram mais interessantes e para fazer boa figura junto da amiga, todos tiveram um comportamento muito assertivo, como não é de espantar com estes alunos.  E de salientar que toda a turma aderiu à iniciativa do Lápis Solidário  e todos eles tinham vários lápis no estojo  e todos  estão muito  sensibilizadas pela colaboração que podem dar a esta crianças mais carenciadas.









A Carlota também vai para casa dos alunos, que a tratam como uma criança de Sogá, Guiné-Bissau.
Nos jardins-de-infância e no 1º Ciclo, a Carlota também é muito bem recebida e as famílias aderiram ao projeto..
O Lápis Solidário é um símbolo escolar que serve de base para a sustentabilidade do projeto. São lápis de carvão, de várias cores, vendidos por um euro cada.
Esta ideia é extraordinária porque crianças ajudam crianças, promove a solidariedade, educa para a partilha e divulga valores de interajuda entre escolas, países, continentes.
Os fundos angariados foram entregues à Associação SOGA – Servir Outra Gente com Amor – que,no terreno, faz a gestão das verbas e os pagamentos das bolsas de estudo.
Este Clube apadrinhou uma criança de Sogá, contribuindo com 10,00, por mês, para garantir todo o apoio de que a criança precisa e a sua família. Para isso se concretizar, já lançaram várias ideias para garantir o pagamento mensal, que serve para pagar matrícula, propinas, material escolar, alimentação e alojamento, quando a criança tem que se deslocar para outra ilha, pois em Sogá só existe o ensino básico, até ao 4º ano. A criança chama-se Ezaquela Sérgio Mustassse. Nasceu a 13/12/07. Vive com os pais. Tem 5 irmãos.  Tem vários sonhos e o Clube Solidário vai ajudá-la a concretizar os seus sonhos.
Esta atividade foi dinamizada pela professora Paula Marques que leciona a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, também Coordenadora do Clube Solidário e da Campanha Lápis Solidário. E  e a TODOS, os que colaboraram neste projeto, expressa a sua enorme gratidão: Alunos; Docentes e não Docentes; Famílias e Comunidade, em geral.