Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Ler Sempre, Ler em qualquer lugar.


  Ler Sempre, Ler em qualquer lugar.

Integrado na comemoração da Semana  Nacional da Leitura, que no nosso Agrupamento decorreu de 23 a 27 de março e no âmbito da disciplina de Cidadania  e Desenvolvimento a docente e a turma do 8º A tinham planificado esta comemoração , a realizar em articulação com  a Biblioteca Escolar.
 Tudo já estava previsto e em andamento. A pensar no conteúdo "Educação Ambiental" e na atividade "Vamos adotar uma árvore",  tínhamos planeado  ir fazer uma visita  à "nossa árvore adotada", verificar se não lhe faltavam cuidados e  presenteá-la  com uma tertúlia literária e  declamação de poemas/leituras. Atividade que lhe chamaríamos  "Senta-te à sombra... De uma árvore , a ler". Todavia, as contingências atuais, quiseram contrariar o propósito. É certo que, o portão da escola estava fechado, mas continuava aberta a nossa "sala de aula". Assim, se o plano A estava a falhar, acionou-se de imediato o plano B. E seguimos à letra o lema deste ano da Semana  Nacional da Leitura 

-" Ler sempre"- isso nós gostamos de fazer e reconhecemos a importância da leitura, pois quem lê, sabe mais, "Ler em qualquer lugar"- perfeito, não podemos ir ler presencialmente, junto da nossa árvore, ficamos na "sala de aula". E em modo de videoconferência, concretizámos o objetivo.





Selecionámos livros, poemas, partilhámos leituras e refletimos sobre a importância social da leitura e sobre a ação da leitura como forma de integração. Sem  fugir  aos conteúdos, orientámos a leitura e a reflexão para a Educação Ambiental falou-se sobre o verdadeiro sentido da vida e  a necessidade de se deixarem testemunhos que possam ser herdados pelas gerações vindouras.



E concluímos que  temos  em comum com as árvores muitos pontos. E que na sua sabedoria natural temos muito que aprender com elas e reconhecer o quanto têm para nos oferecer. Sejamos-lhes  gratos.


 E para dar continuidade ao slogan da Semana  Nacional da Leitura  aqui ficam algumas sugestões de leitura. Continuem a ler, o lugar não importa o importante é a leitura.

E também na nossa Classroom
 Boa Páscoa, com muita saúde para todos e com muita tranquilidade.
Cuidem-se! Cumpram a vossa parte.