Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2018

O Ambiente está nas nossas mãos

O Ambiente está na nossa mão 



O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, tem este ano-2018 o tema: Acabe Com A Poluição Plástica”. O objetivo da ONU Meio Ambiente é chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis.
Em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU), junta-se à campanha Mares Limpos, para combater o lixo marinho de modo a consciencializar e mobilizar toda a sociedade no combate ao lixo marítimo, caso contrário, até 2050 haverá mais plástico no oceano do que peixes. 
Segundo as Nações Unidas, atualmente, a poluição plástica é considerada uma das principais causas dos danos provocados ao meio ambiente e à saúde. Por ano, são consumidas até 5 trilhões de sacos plásticos em todo o planeta. E a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada contêm microplásticos. Conforme os dados fornecidos pela ONU, metade do plástico consumido no mundo é descartável e anualmente, pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos, afetando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção.


 Para assinalar esta data, em contexto de sala de aula, a BE distribuiu a cada delegado de turma do 2º e 3º CEB  um documento alusivo à comemoração 



  procedendo-se depois  a uma  análise sobre o  tema deste ano, de modo que seja  tomada consciência das consequências deste tipo de poluição. 








 A reflexão foi baseada em imagens e música alusiva e todos os alunos demonstraram, através da interação gerada, uma posição muito crítica e assertiva.
 Está na tua mão a solução 

Também a pensar nas Crianças

A  Câmara Municipal de Montemor-o-Velho preparou  atividades diversificadas a fim  de comemorar o Dia da Criança, que decorreram no Centro de Alto Rendimento, desta vila. Neste sentido, no dia 1 de junho, convidou todos os alunos do nosso concelho para  participarem nesta festa. Os alunos do 1º CEB e Ensino Pré-Escolar estiveram presentes acompanhados pelos respetivos professores/educadores e assistentes operacionais  e deslocaram-se em transporte cedido pela autarquia.




Foi mais uma manhã muito bem passada e divertida, que a todos agradou, onde sobressaiu o aspeto lúdico,  





  mas sem esquecer o aspeto pedagógico a cargo dos alunos das Escolas Profissionais de Montemor-o-Velho, Bombeiros e GNR de Montemor-o-Velho.

A Escola EBI de Pereira esteve presente na Festa da Criança

Como forma de assinalar o Dia da Criança, no dia 2 de junho, a  Junta de Freguesia, no jardim público da vila, organizou um evento a fim de comemorar esta data; para a dinamização de atividades contou com vários parceiros, entre eles a nossa Escola.
Com o envolvimento dos nossos alunos, professores e assistentes operacionais foi possível valorizarmos o cartaz com várias iniciativas, de agrado geral, desde os mais pequeninos aos mais graúdos.
A festa foi também animada pela Educação Musical trazida pela nossa escola, acompanhada pelo colorido, que também esteve presente por iniciativa e incumbência da Educação Visual.



A dança destacou-se com a coreografia preparada a rigor pelas alunas do 7º A, repartindo os aplausos com o grupo da ginástica rítmica (Desporto Escolar) da nossa escola, cuja presença contagiou toda a assistência e muitos quiserem experimentar umas acrobacias e piruetas  .


 E como quem está na Escola EBI de Pereira está sempre a ganhar porque ela tem muito a oferecer , não esquecemos os "miminhos" para oferecermos aos meninos e meninas que vieram à festa.


Um dia muito agradável que passou muito depressa, pois estava muito bem recheado com alegria, diversão, descoberta, partilha e muita , muita brincadeira.




 A todos os que tornaram possível esta Festa da Criança, o nosso obrigado.

 E agora,  para os respetivos pais, encarregados de educação , familiares e professores em geral vejam com atenção.