Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Uma escola que dá asas e uma biblioteca escolar que ensina a voar.


 No âmbito da comemoração do dia internacional das bibliotecas escolares,

 este ano comemorado no dia 28 de outubro e subordinado ao tema “Vamos imaginar”, a coordenadora da biblioteca escolar de Pereira propôs que, de acordo com os objetivos programáticos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento se refletisse sobre a importância da biblioteca escolar e do seu papel enquanto promotora da aprendizagem e sucesso escolar.

 O desafio foi aceite e partindo do direito 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem- O direito à educação, os alunos do 7º B começaram a imaginar a biblioteca escolar como um mundo fantástico, onde tudo pode acontecer quando se tem livros por perto e se abrem para ler. É como se a biblioteca desse asas (= saber, conhecimento, competências) e com elas pudéssemos voar (=conhecer o mundo, discutir, opinar, ter autonomia, espírito critico e exercer a cidadania ativa).






Com base na reflexão sobre as vantagens dos livros, da leitura, da biblioteca escolar, foram aparecendo depoimentos muito imaginativos sobre a importância da educação, da escola e particularmente do livro. Deste trabalho resultou a produção de vários materiais: textos e trabalhos manuais, alusivos ao tema da comemoração- borboletas de papel. O trabalho realizado foi mostrado à comunidade educativa, sob a forma de uma exposição, apresentada na biblioteca escolar.









 Esta atividade, que foi ao encontro das metodologias ativas, competências e conteúdos programáticos de disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi integrada nos DAC.

Fantasma divertido- exposição


O Dia das Bruxas, ou Halloween, é comemorado anualmente em 31 de outubro. Apesar de ser considerado parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas difundiu-se por todo o mundo. Adaptando-se às superstições e lendas de cada região. A celebração original era chamada de Samhain, que significa "Fim do Verão". As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário celta), os mortos e espíritos malignos saíam de suas sepulturas para  virem atormentar os vivos. Para tentar se protegerem dos "mortos-vivos", os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as "forças do mal". Para tentar cristianizar a data, a Igreja Católica criou o Dia de Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram.Nos países anglo-saxões a tradição foi se transformou-se, sobretudo após a Reforma Protestante. E a  festa foi evoluindo tornando-se uma celebração infantil com direito a fantasias, doces e brincadeiras.
Com o objetivo de assinalar esta época a EBI de Pereira propôs-se a decorar o espaço interior da escola com os trabalhos realizados pelos seus alunos, “um fantasma divertido” No intuito de garantir uma proximidade entre a escola e as famílias, solicitou, mais uma vez, a colaboração dos pais e encarregados de educação na elaboração dos trabalhos. O resultado foi fantástico… 



O resultado foi fantástico… 


  E cá está  o fantasma, divertido, simpático e nada assustador.

.