Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2018

As sementeiras e plantações continuam na Quinta Pedagógica

 As nossas jardineiras e o nosso jardineiro continuam (a) entusiasmadas (o) e com muito empenho e responsabilidade com a sua tarefa, pois querem que as sementinhas/plantinhas cresçam com muito vigor, por isso é preciso alimentá-las e  a água não lhes pode faltar.
Hoje, foi dia de semearem tomates e de plantarem uma nespereira








 A Quinta Pedagógica foi também o pretexto para a descoberta de livros alusivos ao tema  - plantas e plantação,




 e saborearem algumas leituras, selecionadas  do livro As Fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo



 e conhecerem alguns frutos da época, entre eles, a nêspera . 

 

A aprendizagem deve ser saboreada

 Há uns que aprendem pelo prazer do saber, outros aprendem porque são obrigados e outros...
Mas os professores são peritos em encontrar alternativas para cativar e motivar os alunos mais "arredios" do estudo. Dinamizando estratégias e atividades menos teóricas, mais interativas, com mais recursos tecnológicos. Assim, tudo é válido se resultar em sucesso educativo, se as aulas de "seca" se transformarem em momentos de prazer , se  a aprendizagem se transformar numa necessidade. E, sobretudo, se forem criados momentos de lecionação  mais informais, aulas ministradas num clima mais descontraído, onde o aluno se comece a desinibir, a falar, a opinar sobre o assunto que se está a tratar, sem medo de errar, ou ser gozado pelos  colegas.


 Vejamos então como, com tão pouco, um filme se transformou num momento salutar de aprendizagem, onde entre pipocas se comentou o tema que se estava a tratar e se estimulou a concentração, o espírito crítico e a comunicação oral.