Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2018

Vamos ao campo procurar histórias



 No âmbito das comemorações do Dia da Criança a BE em articulação com a docente Isabel Monteiro dinamizou uma atividade promotora da leitura e da escrita, direcionada para os alunos do 1º e 2ºano, turma A.

Em contexto de sala de aula, os alunos conversaram e refletiram sobre esta efeméride . De modo bastante entusiástico e interativo os discentes ficaram a saber o porquê desta data, identificaram os direitos e deveres das crianças e concluíram que ainda falta muita coisa para que todas as  crianças beneficiem dos direitos que lhe são devidos . Interrogaram-se sobre o ato de brincar e o modo de o fazer e constataram que, infelizmente nem todas as crianças têm condições para brincar, pois são obrigadas a trabalhar, muitas ainda não usufruem do direito à educação, tal como acontecia antigamente, com as pessoas mais pobres. 





Os alunos puderam também  visualizar alguns brinquedos   de outros tempos, "brinquedos com história" ficando maravilhados como de um simples bugalho pode surgir uma panela. 
E tudo isto intercalado com canções que ajudavam à reflexão.
Para terminar esta primeira sessão, foi tempo de testar as aprendizagens, através de um concurso e todos estiveram muito atentos, pois acertaram quase tudo...
 Depois foi a vez de irmos à procura das histórias e para nos inspirar  fomos à nossa quinta e aos campos floridos que avistamos bem pertinho da nossa escola e do que vimos , do que tocámos e do que cheirámos, tirámos muitas ideias para fazermos, em conjunto, uma bela história.


Agora é só colocar , em cima da mesa, os "ingredientes"  recolhidos e começar a escrever. Queremos ouvir uma história bem criativa e com muita cor e cheio de primavera.
E agora uma canção  que vai direitinha para aquele menino ou aquela menina que sabe que é para ele/ela.

Quando eu era pequenina(o)

Quando eu era pequenina(o) foi o tema da exposição organizada pela equipa da BE, integrada na comemoração do  Dia da Criança.


De modo a envolver toda a comunidade escolar adulta, professores e assistentes operacionais, foi-lhes proposto que entregassem uma foto"do tempo em que eram pequeninos(as), na BE, para que as mesmas fossem expostas e se organizasse o passatempo "Quem é quem?", juntamente com brinquedos dos meninos e meninas desse tempo.
A recolha de materiais resultou numa pequena exposição e o pretexto para muitas visitas à BE, muitas interrogações e muitos sorrisos. 
Poucos adivinharam os enigmáticos rostos  dos pequeninos e a prova foram os vários comentários ouvidos "Nunca diria que eras tu! Estás tão diferente!" sendo os poucos que disseram "Estás igualzinha, não mudaste nada".
Ao lado lúdico juntou-se o aspeto pedagógico  e didático,




 neste sentido algumas turmas visitaram a exposição, tal como fez a professora Paula , que acompanhou a sua turma do 1º ano e deu uma aula sobre as vivências de outros tempos:  como se vestiam, como se alimentavam, como se divertiam . Tendo sido os brinquedos de outros tempos, "brinquedos com história" que mais chamaram a atenção dos alunos.



Eis a prova  que uma simples exposição pode despoletar a imaginação e o espírito crítico, pois, tudo isto é aprendizagem e tudo se pode articular com os conteúdos programáticos. A aula não acontece só na sala de aula.

Sorri para mim

Fátima recebeu, no  dia 25 de maio, a XVIII Edição do Interescolas Nacional do 1º Ciclo subordinada ao tema «Sorri para Mim».
  Os  alunos do 4º F da nossa escola foram os dos 4000 alunos e professores que estiveram presentes, no XVIII Encontro Nacional Interescolas do 1º Ciclo, realizado em Fátima,  no dia 25 de maio, organizado pelo Departamento da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC). O encontro  abordou o valor da amizade, da entreajuda e da importância de ajudar o outro sem pedir nada em troca.



Os alunos assistiram a uma peça de teatro subordinada ao tema "Há festa na Floresta" e  pelas 12h15 todos os participantes tiveram um momento de reflexão na Basílica da Santíssima Trindade.
 

  De acordo com a equipa organizadora foi referido que o objetivo desta reflexão foi o facto de "Hoje, muito se fala de solidariedade e de partilha, mas por vezes andamos um pouco distraídos. O que posso eu fazer? Há pequenos gestos que podem tornar a nossa vida e a dos outros mais feliz. Vamos estar atentos". 



Foi ainda pedido pela organização que cada escola levasse um estandarte para o momento da reflexão e que cada aluno tivesse consigo um smile, elaborado a gosto para se poder agitar com a mão.
 Os alunos foram acompanhados pela respetiva professora titular e pela professora de EMRC .




A sua presença  foi marcada pela aprendizagem, pela alegria, pelo entusiasmo, pela partilha e  pelo convívio entre colegas de outras escolas, sempre enriquecedor para todos.