Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de junho de 2023

A brigada da limpeza

A brigada da limpeza

Integrado nos conteúdos programáticos de Ciências Naturais e nas reflexões feitas nas aulas de Formação Pessoal e Social, os alunos do 5ºA concluíram que TODOS nós somos responsáveis pelo Ambiente. E, neste sentido, são as nossas atitudes que determinam a situação em que se encontra o nosso Planeta. Está tudo na nossa mão: coisas boas que zelam por um Ambiente saudável, ou coisas más que o prejudicam.

Gestos simples, estão ao alcance de todos. A começar pela redução da poluição, do desperdício, da utilização sistematiza de plástico. Sem percebermos que estamos a aumentar a pegada ecológica, a esgotar recursos e aos poucos a matar o Planeta Terra, que é a nossa casa. Não há Planeta B, não há Planeta suplente… ou tratamos bem do que temos ou não iremos deixar herança feliz às gerações vindouras.

 Nesta sequência, os alunos constataram que a poluição continua a ser um problema ambiental. E aceitaram o desafio para darem “caça” ao lixo, a começar pela escola, pois também ela a nossa casa, uma casa que queremos limpa.





Sob a orientação da diretora de turma, a professora Luísa Nunes, os alunos puseram mão à obra. Criaram a brigada da limpeza, e puseram-se em ação. Percorreram o espaço escolar e munidos de sacos de lixo, vasculharam tudo. E rapidamente, infelizmente, o resultado foram vários sacos cheios de lixo que tinha sido espalhado indevidamente pela escola.








Mas a brigada não se limitou a recolher o lixo. Procedeu à separação de resíduos nos respetivos ecopontos e refletiram sobre os hábitos alimentares da comunidade educativa, tendo em conta o “rasto” de poluição e desperdício que vai deixando…



A brigada da limpeza está de parabéns, para protegermos o ambiente vale tudo e quanto mais melhor.



A brigada aceita mais voluntários pois esta iniciativa é para continuar, não apenas para limpar o lixo mas para sensibilizar a comunidade para cultivar e promover uma escola limpa e amiga do ambiente. E sobretudo sem desperdícios alimentares e outros.

E que tal começarem a trazerem um saquinho de pano para trazerem o lanche e, de preferência, trazer o pão embrulhado num guardanapo também de pano? Fica a sugestão

 Há que educar as gerações presentes para formarmos cidadãos ativos, críticos e responsáveis no futuro.

 O Ambiente AGRADECE !