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domingo, 6 de maio de 2018

O Cantinho da Leitura

 A convite das professoras Fátima Dias  e Mafalda, alunos do 1º e 2º ano, discentes da professora titular Elisa, vieram à BE, ao cantinho das histórias, para ouvirem mais uma história.


Os livros escolhidos para a leitura foram os seguintes :O Incrível Rapaz que comia Livros e Um Gato na Árvore  e, a ver pelo interesse com que interagiram na história, foi de agrado geral dos convidados. 
A BE também se quis envolver na festa da leitura e proporcionou a todos o contacto com o mesmo  livro,O Incrível Rapaz que comia Livros mas no formato de audiolivro, que também entusiasmou os ouvintes. E ainda, experimentaram uma nova sensação, a leitura de olhos fechados, deste modo, mais facilmente entramos na história e noutra dimensão, a imaginação .



E terminámos  com a leitura  do livro, Um Gato na Árvore. 



Assim damos razão ao provérbio "As leituras são como as cerejas"

 

Mais um livro, mais uma viagem.

 Como  estratégia de promoção da leitura, a BE, em articulação com os professores titulares do 1º CEB e professores de Português do 2º e 3º CEB, está a dinamizar o Passaporte de Leitura.  Todos os que quiserem embarcar na aeronave da leitura, têm que ter um passaporte, devidamente identificado pelo portador. Este documento dá-lhe o livre trânsito  para viajarem  para qualquer país dos livros e em qualquer continente. A viagem é gratuita, mas no regresso terão que dar provas da sua aventura e do que aprenderam. Para atestar a veracidade do ato, devem responder oralmente a  uma ficha de leitura. A viagem termina na autenticação do passaporte e uma estrela, para iluminar e mostrar o mundo do sonho e da imaginação que se encontra em qualquer livro, por onde o viajante deambular.


 Nesta viagem, rumo à BE e aos  livros , neste momento, andam três passageiras do 3º ano motivadas pela professora Alda Sancho. E pelo que atesta o Passaporte da Leitura vai de vento em popa.


 Quem  Lê Mais, chega mais depressa (a tudo).

O que precisas saber sobre o Programa de Tutoria de Pares?


 Algumas Questões...
Até quando me posso inscrever no Programa de Tutoria de Pares? 
O Programa de Tutoria de Pares decorre ao longo de todo o ano letivo. Podes, assim, inscrever-te a qualquer momento.

Enquanto tutorando, o que ganho com este programa? 
Poderás partilhar as tuas dúvidas, apreensões, e conhecimentos com um colega, que provavelmente já teve dúvidas e receios semelhantes, pelo que poderá ajudar-te e apoiar-te partilhando as estratégias que utilizou para superar os obstáculos que encontrou.
Que experiências e dificuldades posso partilhar com o tutor?
O objetivo não é partilhar aspetos privados da tua vida. Para tal, deverás recorrer a outras pessoas, como o psicólogo dos Serviços de Psicologia e Orientação. 

Para ser tutor, quais são as condições necessários? 
- Querer ajudar um colega, mostrar abertura para apoiar e partilhar algumas das suas experiências escolares, conhecimentos e estratégias de estudo.
- Estar disponível para ouvir e dispensar algum do seu tempo pessoal, desde que tal não colida com a sua vida pessoal e escolar.

Tens Dúvidas ? Eu Explico!



Este Programa surge na sequência do trabalho colaborativo desenvolvido entre os Serviços de Psicologia e Orientação, Coordenadora de Escola, Delegados e Subdelegados de Turma dos 2º e 3ºCiclos, encontrando-se definido como estratégia promotora do sucesso educativo e do bem-estar psicológico dos alunos. Para além dos aspetos metacognitivos, esta aprendizagem horizontal produz resultados motivacionais e sociais dado que a lógica de reciprocidade permite aos tutorandos aprender com os colegas e aos tutores desenvolver competências para ensinar, partilhar e apoiar havendo ainda, pela maior proximidade e conhecimento entre os alunos, a possibilidade de desenvolvimento de relações mais próximas e significativas.




Este Programa, do tipo mentorado é uma iniciativa muito difundida na Europa e nos EUA, na qual um aluno mais velho e mais experiente (mentor) serve de guia e orientador a outros mais novos e com menos recursos adaptativos. As atividades desenvolvidas passam pelo apoio nas tarefas escolares (ajudar a implementar métodos e hábitos de estudo, tirar dúvidas ou acompanhar na realização de trabalhos de casa) e por conversas informais sobre dificuldades escolares ou outras que se revelem pertinentes. Pretende-se assim criar e reforçar laços de solidariedade social, acreditando que a relação e comunicação entre colegas podem ser um fator de desenvolvimento e crescimento pessoal com implicações positivas no sucesso escolar.
Conceção, organização, implementação e avaliação do Programa
Serviços de Psicologia e Orientação, Coordenadora de Escola, Biblioteca Escolar, Delegados e Subdelegados de Turma.
Objetivos
- Ajudar na adaptação à escola e nas transições de ciclos;
- Promover o bem-estar dos alunos e a sua ligação à escola;
- Apoiar no estudo e nas tarefas escolares;
- Prestar apoio personalizado aos alunos no decurso do seu percurso escolar;
- Reforçar a autoestima;
- Facilitar a integração sócio-afetiva;
- Desenvolver hábitos de trabalho individual e em grupo;
- Estimular a motivação para a aprendizagem;
- Estabelecer redes afetivas e de solidariedade;
- Contribuir para a gestão de assimetrias e desigualdades socioculturais dos alunos;
- Prevenir as situações de abandono, insucesso e exclusão escolar e social;
- Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;
- Desenvolver os níveis de autoconceito, autoconfiança e autoestima;
- Desenvolver competências de comunicação
- Criar oportunidades de participação dos alunos na vida da escola;
- Desenvolver métodos de trabalho colaborativo;
- Fomentar competências de partilha e o espírito solidário.