Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

"Juntos por uma Internet melhor".



"Juntos por uma Internet melhor", foi, este ano, a proposta de reflexão escolhida para comemorar o Dia Internacional da Internet Segura- 11 de fevereiro de 2020. Cujo objetivo é promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.
A iniciativa é da rede conjunta Insafe-INHOPE, a qual junta as organizações que desenvolvem a utilização consciente da Internet na União Europeia.

 Esta iniciativa, à semelhança dos anos letivos anteriores, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, convidou todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas a promoverem atividades no âmbito da Cidadania Digital, durante o próximo mês de fevereiro.
Neste sentido, na EBI de Pereira, estão a ser dinamizadas várias atividades operacionalizadas nas aulas das disciplinas de Formação Social e Pessoal e   de Cidadania  Entre estas iniciativas, destaca-se a formação dada  pelos agentes da GNR de Montemor-o-Velho, inserida no programa “Escola Segura” e  em articulação com o PES e diretoras de turmas do 7º ano- A e B- a quem  era direcionada esta formação.



 
 O tema foi abordado de forma interativa, os discentes ouviram com atenção as informações dadas pelo agente e envolveram-se naturalmente e muito assertivo na exposição. Dando opiniões, partilhando experiências pessoais, esclarecendo dúvidas e colocando questões.

 Na sequência desta formação e integrada nas comemorações do mês de fevereiro, as respetivas diretoras de turma, lançaram o desafio: “ Sem telemóvel no intervalo grande – o que fazer?“. Os alunos do 7º A aceitaram o desafio e estão a cumprir, sob orientação da diretora de turma. E estão a chegar à conclusão que podem fazer muitas coisas, sem ficarem sentados (as) no banco a jogar no telemóvel. As idas à biblioteca passaram a ser mais regulares, o livro e o xadrez, estão a pontuar bem como as conversas com colegas nos pátios da escola e os “desafios” de futebol no campo de jogos. E já se ouve “ não é assim tão difícil ficar sem telemóvel “, pelo menos só num intervalo. E se for durante uma semana? Mas isso será um novo desafio, estou confiante que voltam a aceitar e a superar. Estão começar a descobrir que “ há mais vida para além do telemóvel”.