Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2022

48 anos de liberdade… a caminho dos 50

Integrado no PAA do Departamento de Ciências Humanas e Sociais, a área disciplinar de História assinalou os 48 anos da revolução portuguesa de 25 de abril de 1974.

 48 anos de liberdade e de vivência democrática; que esta data seja um tributo a todos os que nos resgataram das amarras da opressão e da ditadura. E que, neste tempo conturbado e difícil que o mundo atravessa, todos saibamos reconhecer, o bem mais alto que é a liberdade.

Há 48 anos, em Portugal, ganhámos a liberdade e a democracia, mas é necessário continuarmos a reforçar e a engrandecer este edifício.  Pois só há «Só há liberdade a sério, quando houver a paz, o pão, a habitação, a saúde e a educação.» Quando a liberdade e a democracia forem sinónimo de oportunidades, quando todos tiverem direito a uma vida com dignidade. Quando a igualdade de género for respeitada.

  Ganhámos a liberdade e só com ela podemos ir construindo uma sociedade melhor, pois ainda nos faltam acrescentar e integrar muitas conquistas.


Para assinalar a efeméride o grupo disciplinar de História dinamizou atividades diversificadas, apoiadas em novos recursos. As mesmas foram implementadas quer em contexto de aula, quer junto da comunidade educativa. A data foi divulgada através da elaboração de painéis temáticos alusivos a revolução, uma exposição bibliográfica na Biblioteca Escolar e audição de músicas contextualizadas   no acontecimento.

Esta comemoração foi realizada em parceria com a Biblioteca Escolar e com a turma do 6ºA, que, no âmbito dos DAC, em articulação com as disciplinas de EV e HGP. 

 Orientados pelos respetivos docentes realizaram cravos em papel com mensagens alusivas ao 25 de abril.  Com os quais se decorou o espaço escolar.  Cravos que em 25 de abril de 1974 brotaram dos canos das espingardas e que ficaram para a História com o flor-símbolo da revolução.