Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2021

A agência de turismo “A História é fixe &companhia” promove viagens à Grécia Antiga.

Integrada nos conteúdos programáticos da disciplina de História e no âmbito da atividade , incluída no PAA,  “ A História é fixe”. Os alunos do 7º B ,  da  EBI de Pereira, foram desafiados a pesquisar sobre as características da cerâmica   grega   e sobre a pintura cerâmica . 




  Recolhida a informação: os materiais utilizados, os artesãos, as formas, as funções e o tipo de decoração. Os alunos selecionaram os modelos da cerâmica que mais lhes agradaram e decoraram-nos ao seu gosto, inspirando-se nos vasos originais, mas acrescentando pinceladas de criatividade.

Os trabalhos foram partilhados, com a comunidade educativa, através de uma exposição. Enviaram também um convite aos colegas do 6º A para viajarem com eles até à Grécia Antiga. Fazerem escala no séc. V a. C., deambularem pelas Pólis de Atenas e de Coríntio e apreciarem algumas das reproduções de vasos cerâmicos executados nestas oficinas. “Os turistas” gostaram do que viram e da visita de estudo que lhe foi proporcionada pelas guias que traziam o “papel” bem estudado…




A atividade foi realizada em articulação com as respetivas diretoras de turma e com o professor de Educação Física do 7º B e  teve como objetivo: A consolidação de conteúdos programáticos, promover a autoestima dos  alunos, motivar para o estudo da disciplina de História, sensibilizar os alunos do 6ºA para os conteúdos e as metodologias de ensino aprendizagem que vão estudar no 7º B- aumentar expectativas positivas  pelo estudo da História e  estreitar o relacionamento e as partilhas entre níveis de ensino.



Resumindo e  concluindo, a História  é  bem fixe e se dúvidas havia eis   a prova acabada , pela viagem que foi proporcionada, a confirmação do  que se  afirmou.