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quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Tertuliando à mesa

“Tertuliando à mesa” foi o desafio que a turma do 9º B se propôs implementar com o objetivo de analisar os comportamentos alimentares na escola.

 O ponto de partida para a reflexão foi a análise do o Despacho n.º 8127/2021 que estabelece as normas a ter em conta na elaboração das ementas e na venda de géneros alimentícios nos bufetes e nas máquinas de venda automática nos estabelecimentos de educação e de ensino da rede pública do Ministério da Educação. Tendo como objetivo promover hábitos alimentares saudáveis com ingestão de comidas com menos doce, com menos sal e com menos gordura, controlando desta feita a obesidade infantil.

 O desafio resultou num mini projeto que envolveu as disciplinas de Português, Ciências Naturais, TIC, Educação Visual, Formação Pessoal e Social e contou com participação da Biblioteca Escolar, do PES e dos Encarregados de Educação.

 O projeto foi dinamizado no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no domínio Educação para a Saúde   e no subdomínio promoção de hábitos alimentares saudáveis.

 O desafio foi respondido com o recurso a metodologias ativas, nomeadamente elaboração de inquéritos, aplicação dos mesmos a alunos e encarregados de educação e respetivo tratamento e posterior análise dos resultados.




O produto final, integrado na comemoração do Dia Mundial da Alimentação comemorado a 16 de outubro, foi apresentado na Biblioteca Escolar à maneira de tertúlia “Tertuliando à mesa” e aberto   à comunidade educativa.



  As conclusões obtidas da análise do tratamento dos inquéritos realizados for motivo de reflexão e partilha opiniões entre a assistência, nomeadamente os colegas do 9ºA, convidados para assistirem e “tertuliarem” sobre esta temática. concluindo que ainda é necessário muito trabalho para se poder falar numa consistente Educação para a Saúde ainda que, já estejamos no bom caminho para a alteração de hábitos alimentares.

 A tertúlia contou também com momentos de descontração. Onde não faltou a   declamação de poemas, a apresentação de bibliografia temática, a música coreografada “Vamo-nos mexer ela nossa saúde” e   humor – anedotas, adivinhas e provérbios-, porque a brincar também se aprende.

 A atividade culminou com a degustação de um pequeno almoço saudável, onde constaram alimentos diversos trazidos pelos alunos e partilhados por todos.


 De referir também que, junto da comunidade educativa, foi divulgada/implementada uma campanha de sensibilização para a necessidade de implementar hábitos alimentares saudáveis. Para o efeito, foram elaborados folhetos e marcadores de livros informativos posteriormente distribuídos pelos alunos, junto da comunidade educativa.

 Também os encarregados de educação, do 9º A e 9ºB, se envolveram na atividade com a execução de sacos de panos “lancheiras ecológicas à maneira antiga “que distribuíram junto da comunidade educativa.  Mais uma proposta para se limitar o uso de plástico e trazerem para a escola o lanche acondicionado de forma a mais s sustentável.

Os alunos envolveram com entusiasmo ao longo das várias fases da concretização do projeto O projeto e participação dos alunxs foi avaliado, com recurso ao preenchimento de um formulário e à ferramenta digital Mentimeter, com a menção qualitativa de Muito Bom. 🍒👍👍