Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

É bom ser diferente

 Cada um comemora o que quer e como quer. 
Desta vez, quisemos comemorar a despedida do inverno, tão frio que tem andado. As celebrações , aquelas feitas à séria, têm  sempre um toque de festa, com muitas pessoas presentes, muita alegria e animação. E podem culminar  com ofertas dadas aos convidados.
 A BE fez a festa, os convites foram feitos e os convidados vieram com muito agrado.  Convidados  muito especiais, os meninos e meninas do 1º ano acompanhados (as) com as respetivas professoras.
E começou a festa, a festa do livro e da leitura. Digam lá se não foi um bom presente!
O livro, A ovelhinha preta foi o escolhido e lido pela professora Ângela, coordenadora da BE.
 
 

O livro  conta a história de um pastor que guardava o seu rebanho nas montanhas com a ajuda do  seu cão Piloto.O rebanho tinha apenas uma ovelha preta e todas as outras eram brancas.

 Enquanto as ovelhas pastavam, o pastor fazia meias, cascóis e camisolas.
Quando chegava a noite, o Piloto juntava as ovelhas e metia-as no redil. Todas obedeciam, menos a ovelha preta que gostava de observar as coisas e de pensar nelas. O Piloto ficava zangado e queria que o pastor a vendesse.
 Um dia, houve uma grande tempestade de neve. O pastor e o cão correram para casa e deixaram as ovelhas sozinhas à neve e ao frio. A ovelhinha preta levou as suas companheiras para uma gruta que conhecia e todas se salvaram.
 No dia seguinte, havia muita neve e o pastor não conseguia encontrar o rebanho, até que avistou uma mancha negra e percebeu que era a sua ovelha preta. O pastor ficou muito contente e manteve a ovelha no seu rebanho.
 Depois da tosquia, fez bonitos cachecóis e camisolas brancas com bolinhas pretas que vendeu por bom dinheiro.
A partir daí, o pastor fez criação de ovelhas pretas e brancas.E nasceram muitas ovelhinhas  malhadas de branco e preto.
 A história permitiu refletir e conversar sobre os comportamentos das pessoas e do relacionamento com elas. E ninguém é bom, ou mau, sozinho, precisa sempre do outro.
 A festa foi animada, todos participaram e quiseram fazer uma homenagem a todas as ovelhinhas do mundo, todas diferentes e todas iguais.




Agora, esperem para ver como ficou o local da festa. 
-Acham que ficou tudo desarrumado ? -Com muito lixo espalhado pelo chão?

Alguém já lá foi ver?