Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2021

O voo da LIberdade

-E se os golfinhos voassem? -Acreditavam? Foi o mote e o pretexto para uma conversa/reflexão com os alunos do 1º ano da EBI de Pereira orientada pela coordenadora da Biblioteca Escolar, Ângela Relvão. Todos(as) opinaram  e acabaram por concluir consensualmente depois de terem envolvido na discussão “Os livros tagarelas” que têm sempre a resposta na ponta da língua. Desta vez, o convidado foi   livro “O voo do Golfinho” do escritor angolano Ondjaki . 

Nas histórias tudo é possível, com os livros  podemos ir onde quisermos e sermos o que quisermos.  Na realidade, nem sempre é fácil, mas quando queremos muito e quando podemos contar com o apoio  dos amigos as coisas tornam-se  mais fáceis. O que é preciso é não desistirmos  dos nossos sonhos, dos nossos objetivos e  não ficarmos presos a uma situação que nos amarra e nos impede de chegar ao céu dos nossos  sonhos. O querer é meio caminho para se atingir. Posso  não ser um golfinho, mas posso aprender a nadar como um golfinho.  Depois da reflexão e da leitura  a atividade culminou com elaboração de um painel temático “O voo da Liberdade” partilhado com  a comunidade  educativa, exposto  na escola.


 A iniciativa foi direccionada às turmas do 1º ano, 








realizada no âmbito do projeto "Livros Tagarelas", e foi baseado na história " O Voo do Golfinho" apresentada pela Ângela, e serviu para abordar a temática das comemorações do Dia Liberdade, integrada na dinamização do projeto " Livros Tagarelas" e na promoção da leitura.

 Ler é acreditar que cada um de nós é capaz de “voar”. Uma vez com “asas”, o céu é o limite e ninguém mais nos puxa para baixo.