Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Apanhados a ler

 Atividade dinamizada pela BE, durante a Semana da Leitura:- "Liberta o leitor que há em ti".

Conheça o autor do mês



O autor do mês de abril, proposto pela BE de Pereira é Fernando Namora.




Escrever foi para mim, e desde o início, um modo de estar ativamente presente no mundo e de participar de coisas que, sem esse veículo de interferência, me seriam vedadas ou, pelo menos, a cujo convívio não saberia dar expressão. Escrever foi e tem sido alvoroço, tortura e exaltação.

in Encontros




Fernando Gonçalves Namora nasceu em Condeixa-a-Nova,a  15 de abril de 1919 e faleceu em Lisboa a 31 de janeiro de1989.

 Foi um romancista, ensaísta, poeta e também pintor. Na Universidade de Coimbra, licenciou-se em Medicina, por vontade da mãe. Exerceu a sua profissão, na sua terra natal e nas regiões da Beira Baixa e Alentejo. Na mudança para Lisboa, acabou por se afastar do médico “para que o escritor pudesse persistir”.




É detentor de uma obra vasta e multifacetada que se estende ao longo de cinco décadas e com cerca de 30 títulos publicados e que se iniciou com a poesia, em 1938.

A sua obra integra: romances, contos, novelas, crónica, memórias e impressões de viagens e poesia. Ficcionista de reconhecido mérito viu várias das suas obras em sucessivas edições, algumas das quais refundiu e ampliou e viu adaptadas ao cinema e à televisão.

Homem do campo e da cidade, conhecedor de diferentes realidades sociais e dos dramas humanos, o narrador aproxima-se claramente do neo-realismo, todavia, independentemente do enquadramento, Namora foi um escritor dotado de uma profunda capacidade de análise psicológica, inseparável de uma grande sensibilidade e linguagem poética.

 Os seus livros foram várias vezes premiados, foi o autor português mais traduzido em todo o mundo em meados do século XX.

 Em 1981, foi proposto para o   Prémio Nobel da Literatura,  pela Academia das Ciências de Lisboa    e pelo  PEN Clube.

 Para saberes mais da vida e obra do escritor, visita o placard do autor do mês na BE e aceita o desafio que este passatempo te proporciona. Quem SABE+- GANHA +