Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Vamos construir ninhos?

  Vamos construir ninhos?

Vamos construir ninhos?- Esta foi  a proposta de trabalho lançada pelas professoras que lecionam as turmas do 1º, 3º e 4º ano da  EBI de Pereira, antes do período de confinamento. cujos objetivos  pretendiam:- Contemplar a natureza e o canto das aves como imprescindível para o nosso bem-estar, principalmente nesta estação do ano: primavera.- Inferir a importância dos seres vivos no equilíbrio da natureza. Tomar consciência de que é necessário proteger os animais e as suas casas.- Tomar conhecimento dos diferentes tipos de aves da nossa região e seus ninhos, verificando as diferenças.- Ver que os ovos são diferentes quanto ao tamanho e à cor consoante a quem pertencem.- Identificar a importância dos ninhos para as aves como abrigo, postura de ovos e proteção das crias. 

Contando com a ajuda dos encarregados de educação, os alunos aceitaram com entusiasmo mais este desafio. Porque o covid continua a  chatear, ficámos em  casa, ainda bem, estávamos a zelar pela nossa saúde e pela saúde de todos.

Apesar, de portas fechadas, a Escola  continuou em atividade e as aprendizagens não pararam por essa razão, não esqueceram a proposta e  puseram a criatividade em ação: pensaram no projeto, escolheram os materiais, optaram pela reutilização de materiais , recolheram  produtos naturais: paus, palhas, ramos e folhas e com a ajuda dos familiares puseram mãos à obra e a obra foi crescendo e acabou por se transformar  num fantástico ninho. A obra foi terminada no momento certo, precisamente no regresso à escola presencial. A oportunidade esperada para  dar mostra do seu trabalho @distância  e divulgar o seu projeto  a toda a comunidade educativa, operacionalizada com a  elaboração de uma exposição de ninhos. Uma atividade/iniciativa que veio dar vida e animo  a uma escola  há tanto tempo entorpecida, onde já não se sentia o seu cheiro nem  a sua voz .

Os trabalhos/modelos realizados foram muito diversificados e demonstraram criatividade,  sentido estético e cuidado técnico com  a sua execução. E granjearam elogios  e reconhecimento por toda a comunidade  educativa.  Todos estão de parabéns  pelo seu envolvimento e pela colaboração dada pelos encarregados de educação.

Os ninhos  ficaram tão bem feitos e tão funcionais  que muitos deles vão ser oferecidos a todos os passarinhos  que  queiram fazer deles a sua morada. E a sua localização não podia  ser  melhor: As árvores do jardim da nossa escola, com a janela  virada para a natureza.  

Para  deixamos aqui  um conselho a todos os meninos e meninas e adultos em geral amantes da Natureza. E quem o vai dar é o poeta Miguel Torga. Sigam-no  SEMPRE.

Sei um ninho.

E o ninho tem um ovo.

E o ovo, redondinho,

Tem lá dentro um passarinho

Novo.

Mas escusam de me atentar:

Nem o tiro, nem o ensino.

Quero ser um bom menino

E guardar

Este segredo comigo.

E ter depois um amigo

Que faça o pino

A voar…


Criado com o Padlet

Nenhum comentário:

Postar um comentário