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segunda-feira, 9 de março de 2020

A História é mesmo fixe.


Não duvidem, a História é mesmo fixe.

 Integrado no PAA do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, da área disciplinar de História foi dinamizada a atividade “A História é Fixe ”. Que pretende ser uma abordagem lúdica-pedagógica dos conteúdos programáticos de História e uma estratégia motivadora para o estudo e para o gosto por esta disciplina curricular.


Tendo em conta estes objetivos a docente de História do 8º A da EBI de Pereira desafiou os alunos a “vender/comprar/alugar/emprestar” factos históricos. Os alunos aceitaram e vários “produtos” foram postos no mercado e não faltaram vendedores, nem clientes, aproveitando as oportunidades mais aliciantes- saldos e promoções.


 O produto foi bem apresentado e o negócio lucrativo Uma iniciativa que se estendeu a outros propósitos históricos: procurar pessoas e objetos que se foram perdendo ao longo da caminhada histórica. Nem tudo o que se procurou ainda foi encontrado, mas temos que continuar a investigar. Enquanto houver motivação e criatividade e gosto pelo saber, a História vai continuar a disponibilizar muito produto, porque a História é mesmo fixe!


 Esta proposta foi operacionalizada através da produção de textos criativos, mas sem descurar o propósito científico e as aprendizagens realizadas, sendo os mesmos partilhados e divulgados na comunidade educativa num placard expositivo.



  História é mesmo fixe.
 Por tudo isto, ainda têm dúvidas que a História é mesmo Fixe?

“Vamos adotar uma árvore?”


 Uma escola que tem muito amor para dar.
“Vamos adotar uma árvore?”

Integrado nos conteúdos programáticos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e no tema Educação Ambiental. Os alunos do 8º A propuseram uma atividade que conjugava os conteúdos programáticos com a comemoração do Dia dos Namorados. Assim, sensibilizados pela importância da Educação Ambiental e pelo imperativo de todos assumirem uma atitude pró-ativa, responsável pelos os cuidados a ter com  o Meio Ambiente. Lançaram um desafio a todos os colegas, do Pré-Escolar ao 9º ano, da EBI de Pereira, “Vamos adotar uma árvore?” foi o seu propósito.



O projeto pretende sensibilizar alunos, professores e comunidade em geral para os cuidados a observar na plantação/ manutenção de diferentes espécies de árvores, do espaço escolar, informar sobre os benefícios ambientais que as árvores trazem ao meio ambiente e ensinar a cuidar delas.



 Esta iniciativa pretende ainda ajudar a criar laços afetivos com os locais de plantação, assumindo-os como espaços coletivos que devem ser cuidados e preservados.
Adotar uma árvore é também uma forma de contribuir para a formação de cidadãos informados, conscientes e críticos face aos problemas ambientais e para o papel de cada um para a criação de um mundo melhor. Despertos assim, para a importância da preservação do nosso património natural. Valores e preocupações alicerçados numa consistente educação ambiental.
 O projeto apresentado às turmas foi aceite e vai ser dinamizado ao longo do ano letivo podendo ter continuidade no próximo ano letivo, onde irão sendo dinamizadas várias sessões/formações/ comemorações…
A 1ª sessão decorreu no dia 14 de fevereiro- dia dos namorados- porque a adoção é também um ato de amor, onde estiveram presentes todas as turmas aderentes. 






Com a colaboração da coordenadora de estabelecimento foram apresentados os espaços verdes da escola e distribuídos às respetivas turmas adotantes que, uma vez vinculados ao espaço ficarão responsáveis pela sua manutenção, cuidados e valorização. Tendo sido entregue a cada turma um documento com as respetivas cláusulas da adoção. 




Esta sessão teve a colaboração do professor de Ciências Naturais José Vieira que procedeu aos primeiros esclarecimentos sobre o modo como cuidar das árvores- Começando pela poda- O que é, quando se faz, quais os instrumentos utilizados, porquê e quais as consequências deste trabalho.


Para as próximas sessões está previsto um levantamento identificativo das árvores partidas, tortas, sem resguardo protetor dos tronco a quando do corte da relva, estado da caldeira, etiquetagem, e sementeiras de flores para embelezar o espaço
Seguindo-se outras sessões de caráter lúdico-pedagógico a planificar e a calendarizar oportunamente. Entre elas momentos de leitura, expressão plástica, plantação de flores e construção de um banco de jardim com recurso à reutilização de materiais em articulação com o professor de Educação tecnológica.
 Adotar uma árvore, cuidar dela, zelar para que todos a respeitem, orgulhar-se  do seu crescimento, sabendo que nós estamos lá para ajudar e a ver crescer é ,sem dúvida, um  grande ato de amor.

Com o Carnaval também se aprende


Com o Carnaval também se aprende

 Este ano, na EBI de Pereira, comemorou-se o Carnaval de modo diferente, mas mantendo a tradição. Desta vez, a folia, a animação e o entusiasmo aliaram-se às aprendizagens letivas. Os conteúdos programáticos deram o mote para o desfile- “ Carnaval histórico”.


Todos os níveis de ensino envolvidos, do ensino pré-escolar ao 9º ano, puseram mãos à obra. Primeiro, assinalaram os conteúdos integrados nas respetivas aprendizagens, orientados pelas educadoras de infância, professoras titulares de turma, professoras de História, Português e respetivas diretoras de turma. Posteriormente, escolheram o período histórico com o qual mais se identificavam. Finalmente, passou-se à execução da fantasia escolhida, pesquisaram modelos, materiais e recursos técnicos de confeção e de modo autónomo, fora de contexto de sala de aula, com a colaboração dos respetivos encarregados de educação, familiares e professores confecionaram com engenho e arte e com muita criatividade os seus “fatos de Carnaval”.
Assim, para os mais pequenos, não faltaram, reis, rainhas, princesas, cavaleiros, imperadores, generais, aparecendo também alguns super-heróis vindos de outras “estórias” para animar  a festa e fizeram muito bem, também foram  muito bem recebidos.

Para os restantes alunos, seguindo os conteúdos programáticos de História, História e Geografia de Portugal e Português foi uma fantástica viagem ao passado recuaram à Pré- História, passaram pelo Egito Antigo, a Cleópatra também lá esteve, mas também vieram deusas gregas e muitos senadores romanos até o Imperador Augusto deu-nos a honra de estar presente, logo ele que é considerado também um deus e com direito ao culto. (5º e 7º ano)


Depois, seguindo o rumo da História, vimo-nos a bordo das caravelas portuguesas, navegando por mares nunca dantes navegados. O Infante D. Henrique, Gil Eanes, D. João II, Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral embarcaram, apoiados pela tripulação, incluindo um missionário que ia expandir a fé católica pelos quatro cantos do mundo. A navegação levou-os a contactar com os povos e culturas encontraram uma chinesinha muito simpática e umas indianas muito animadas e até uma dama da corte quis ver partir as caravelas. (8ºano)





E acabámos no século XX, mesmo à beirinha do séc. XXI. Vimos a rainha D. Maria II, no seu esplendor, ao lado do Zé Povinho, assistimos à implantação da República Portuguesa, demos cravos vermelhos aos soldados que fizeram a revolução de 25 de abril de 1974 e integrámos a União Europeia. Demos um pezinho de dança ao som do foxtrot, nestes loucos anos 20 e fizemos um desvio aos Estados Unidos da América, por volta de 1930 (porque é Carnaval ninguém leva a mal), vimos reflexos da crise de 1929, espelhado no desemprego e naqueles que se sujeitavam a qualquer trabalho por qualquer salário. E até lá estava o presidente F. D. Roosevelt e ainda não totalmente recuperado da poliomielite que o atingiu.(6º e 9º ano)


Em suma, um desfile histórico que percorreu algumas ruas da vila de Pereira, acompanhado pela GNR de Montemor-o-Velho e por uma plateia heterogénea, encarregados de educação, familiares e particulares, que só “estavam para ver a banda passar e para contarem como foi”.


 A todos os participantes, alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação/familiares, colaboradores em geral que permitiram a realização desta atividade,



 a  Direção do  agrupamento de escolas de Montemor e  coordenadora de estabelecimento da EBI de Pereira agradecem a participação e envolvimento nesta atividade.
“TODOS, podemos fazer mais e melhor”.