Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Dia Mundial da Sanita

No âmbito do Dia Mundial da Sanita os alunos foram sensibilizados para a problemática e importância do saneamento básico para a saúde global. 


Neste contexto, foram analisadas várias situações de falta de saneamento básico em muitos locais do mundo, e consequentes propagações de doenças, que promovem uma má qualidade de vida das populações. 





Para dar destaque a esta grave realidade, por forma, a que toda a comunidade escolar tenha conhecimento, os alunos produziram diversas manifestações artísticas que foram apresentadas, numa exposição, na escola, que serviu para recordar o dia Mundial da Sanita que decorreu, no dia 19 de novembro.

 E sabendo que a arte é um poderoso meio de comunicação, os alunos pretenderam com estas manifestações artísticas, emitir mensagens em que denunciam as desigualdades, a pobreza e a exclusão social, retratando, especificamente, a falta de saneamento básico em muitos locais do mundo.

Clementina Gaspar Pina- professora dinamizadora da atividade que contou com a colaboração de encarregados de educação  e da fábrica  Sanitana, que ofereceu as sanitas  para serem decoradas pelos alunos. A ambos deixamos um especial agradecimento pelo envolvimento e colaboração.

Também os alunos, pelo envolvimento, entusiasmo demonstrado pela criatividade e espírito crítico demonstrado estão de parabéns.

E que iniciativas destas despertem consciências para se proporcionarem condições de vida digna  para todas as nações.

 Pois ainda há muito caminho a percorrer para que a Declaração Universal dos Direitos Humanos sejam uma realidade, seja mesmo um direito para todos.