Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Mulheres da nossa terra

  Mulheres da nossa terra

 Integrado nos conteúdos programáticos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no tema Igualdade de Género, a turma do 7º B da Escola EBI de Pereira foi à descoberta de mulheres que por várias razões: pelo seu trabalho, pela sua iniciativa, pelo seu empreendedorismo, pelas causas defendidas e pelo seu carácter merecem constar nas páginas da História da nossa terra.




Para o efeito, procederam a pesquisas, elaboraram entrevistas e contactaram pessoalmente com as respetivas mulheres. Deste trabalho resultaram as suas biografias cujo trabalho foi divulgado  e partilhado com a comunidade educativa através de um mural.



A atividade integrou também os conteúdos da disciplina de Educação Visual, cujo trabalho emoldurou as ditas biografias. Numa articulação programática concretizada nos DAC.

 Para rematar o trabalho realizado foram também elaborados convites endereçados a todas as biografadas ou familiares, no caso de já falecidas, bem como aos Senhores Presidentes da Junta de Freguesia de Pereira e de Santo Varão.

Um reconhecimento  singelo, mas sério, a todas  que, muitas vezes de modo anónimo, nos bastidores da vida e da sociedade, contribuem para a identidade da nossa  História Local e testemunham  facetas  do nosso Património Imaterial.