Pesquisar este blog

domingo, 27 de maio de 2018

Está na hora de uma boa soneca.



  
Três alunas da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), acompanhadas pela Enfermeira Mafalda Gonçalves da UCC de Montemor-o-Velho e pela Professora orientadora Margarida Silva, trabalharam na Escola EB de Pereira com os alunos do 1ºciclo, a temática do Sono, através de uma intervenção que contou com diversas estratégias ativas. 






Primeiramente realizou-se um jogo com balões, dentro dos quais foram colocadas frases fracionadas, acerca de conteúdos teóricos sobre a importância, os bons e maus hábitos de Sono, frases estas que os alunos tiveram de completar em conjunto, como estratégia para que os meninos pudessem adquirir mais conhecimentos sobre o assunto. 


A atividade terminou com a entrega de um “Soneca” (objeto em forma de pompom com pulseira) conjuntamente com um Livro do sono a cada aluno.


 Foi-lhes explicado, que o “Soneca” irá ser um novo companheiro para eles e que os vai ajudar a dormir. No Livro do Sono terão de registar a hora de deitar e acordar do “Soneca” durante duas semanas (que deverá corresponder com a deles próprios). Para além disto, o Livro inclui no seu interior conteúdos acerca da temática referida, para serem lidos em conjunto com a família. 




Já antes, se tinha realizado um inquérito aos encarregados de educação dos mesmos alunos, de forma a despertar o interesse e a sensibilizá-los para uma boa higiene do sono dos seus educandos, uma vez que as crianças não são capazes de forma independente de realizar uma autorregulação eficaz do sono.


Nenhum comentário:

Postar um comentário