Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Anne FranK- Exposição




Está a decorrer no átrio  da nossa Escola uma  exposição evocativa à memória de Anne Krank.

Anne Frank foi uma adolescente muito peculiar, com fortes traços de personalidade, que viveu muitas adversidades e que soube partilhar, como ninguém, os seus sentimentos e afetos no Diário, que a tornou conhecida em todo o mundo: O diário de Anne Frank.


 Tendo em conta, que  uma das unidades letivas mais pertinentes do programa do 7º ano, de EMRC, é A adolescência e os afetos, Anne Frank acompanha-nos nesta unidade, e, foi por esta razão, que lhe dedicámos esta exposição. Este trabalho, também ele uma partilha com   a comunidade educativa, pois é importante manter viva a memória para que estes acontecimentos do passado não se repitam, 
foi dinamizado pela docente Paula Cristina Marques

Aqui há MAGIA!...


 Ainda se lembram, no dia em que fomos à BE e ouvimos a história da Vida Mágica da Sementinha e vimos os instrumentos agrícolas? Eu sabia sim!
 Depois quiseram saber como aconteceu a magia. Para desvendar os passos deste feitiço, ofereceram-se três  jardineiros mágicos. Tudo começou quando colocaram as sementinhas num copinho com terra e água, depois, ao longo de vários dias, nunca  deixaram que lhes faltasse água, nem luz. 


Parecia que nada acontecia, até que um dia, começou a nascer uma pequena raiz, depois um caule e finalmente uma folhinha, continuaram a cuidar dela. Entretanto cresceu mais um bocadinho, mais um bocadinho, ficou mais forte e o copinho tornou-se pequeno para alimentar a sementinha, agora plantinha. Por isso, resolveram transplantá-la para a nossa quinta pedagógica. 

 

Vamos continuar a cuidar dela e esperamos que se torne uma bela plantinha, ou melhor um belo feijoeiro.


Agora já perceberam onde estava a magia?

Elogios na palma da mão

 O Projeto Mais Contigo,  consiste  em promover estratégias para a manutenção  da saúde mental e é destinado  aos alunos do 7º ano.  Neste sentido,  no dia 7 de maio, foram dinamizadas duas sessões, direcionadas para as turmas do 7º A e 7º B, pela enfermeira Mafalda, do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho.



 Elogios na palma da mão foi o tema tratado, assim, os alunos foram confrontados com a seguinte questão.- O que é que contribui para cada um ser feliz ?  E o que contribui para nos apoiar quando estamos infelizes?
A sessão foi bastante interativa, os alunos envolveram-se na atividade, refletiram, debateram e concluíram e foram unânimes em afirmar que o nosso principal pilar de apoio é a família . E que ninguém pode ser feliz sozinho e que os momentos de mais angústia e de solidão devemos sempre pedir ajuda, porque com ela podemos mais facilmente superar os problemas.



 São estes pilares que nos mantêm  de pé e nos permitem  continuar a caminhar,  no sentido de um mundo melhor, para nós e para os outros.
Falar faz bem à saúde e ao coração...