Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Um por todos e todos CONTRA a vespa asiática

 À pergunta- Querem conhecer a vespa asiática ? Deveremos obter como resposta:- Não, obrigado(a) 
Ainda que ninguém tenha o prazer de conhecer esta espécie, ainda  assim, eu quero apresentá-la, não para ficarem a simpatizar com ela, mas para a conhecer e compreender que é preciso e urgente unirmos força para a enfrentar. Enfrentar e combatê-la pelos prejuízos que  provoca.
 A vespa asiática é uma predadora e ataca as colmeias.
Vamos então falar um pouco mais desta vespa.  
Aqui está ela...
 
A vespa-asiática (nome científico: Vespa velutina) é uma espécie de vespa nativa do Sudeste Asiático.

A espécie tem uma área de distribuição natural que se estende pelas regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia

Em alguns países trata-se de uma espécie invasora que constitui uma preocupação devido à sua ação predadora que põe em perigo as abelhas autóctones. É uma praga que pode dizimar um enxame das europeias em poucos dias.

A Vespa velutina nigritorax chegou à Europa por via marítima, em 2004. As autoridades francesas desconfiam que vieram num carregamento de bonsai, proveniente da China e descarregado em Bordéus. Acabando por se espalharem por metade do país, em 2006 já existiam 1613 ninhos.

Em setembro de 2011, um apicultor detetou um ninho de vespas, perto de Viana do Castelo.

Em abril de 2017, os ninhos da vespa asiática são já muitos milhares em Portugal e a espécie está já confirmada no Porto, em Coimbra, em Aveiro, na Guarda, em Leiria , em Santarém, em Castelo-Branco , em Viseu e, em alguns casos pontuais, no Alentejo.

No Oriente, as abelhas asiáticas aprenderam a defender-se das velutinas, mas tratando-se de uma espécie invasora as abelhas nativas ainda não aprenderam a defender-se. 


 E toda esta conversa só para vos dizer que, devido à passagem do furacão Leslie pela região Centro, para além da destruição de bens materiais também foram destruídos  muitos vespeiros.  Assim sendo, as vespas andam "à solta"  e prontinhas para atacarem as abelhas e  destruírem muitas colmeias.
 Então , vamos ajudar as abelhas a enfrentar estas invasoras?
 TODOS PODEM COLABORAR
Para já só precisamos de trazer para a escola garrafões/garrafas de plástico, para depois aprendermos a fazer armadilhas e começar o contra ataque .


 Podemos contar convosco?