Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2018

A Vida mágica da Sementinha

Com base na leitura da obra A vida mágica da sementinha da autoria de Alves Redol, os alunos do 1º e 2º ano, da professora Isabel Monteiro, foram à BE conhecer a história.




 De modo lúdico, identificaram o escritor, aspetos da sua vida e obra, observaram o aspeto gráfico do livro e quiseram saber o porquê das cores usadas pelo ilustrador. Depois, com base no título, apresentaram várias propostas, todas muito válidas, sobre o assunto da nossa história. Feita esta prévia introdução, começámos a contar a história, com base em objetos expostos e acabámos por conhecer  o ciclo vegetativo de uma planta: da semente à planta. 
Os alunos tiveram também oportunidade de contactar  com os instrumentos agrícolas tradicionais que acompanham este ciclo, desde que a semente sai da arca, até à colheita.  Compararam também as técnicas agrícolas tradicionais  com as atuais  e  concluíram também  o quão difícil era a vida dos agricultores de antigamente. 
Recordaram algumas tradições   ligadas  às fainas agrícolas: formas de vestir, de cantar e de dançar que fazem parte do nosso património cultural imaterial




E como todo o ciclo da sementeira é acompanhado por merenda e por cantares. Terminámos com a simulação de uma merenda, mas com pouco de tradicional…
Agora só ficamos à espera que as nossas sementes germinem e que não  se esqueçam  que as sementes precisam de água, nutrientes, luz e cuidados para germinarem e crescerem.
 Só falta dizer que toda turma teve nota máxima no comportamento, no interesse e na participação. Foi um prazer para a BE ter recebidos estes simpáticos (as) meninos (as) e a respetiva professora.