Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2022

A História é fixe e continua

“A História é fixe” é uma atividade integrada no PAA do Departamento de Ciências Humanas e Sociais- História.

 Neste âmbito, foi dinamizada mais uma atividade integrada nos conteúdos programáticos do 8º ano e realizada em articulação com a disciplina de Educação Tecnológica.

 Desta vez, pretendíamos fazer uma “escapadinha” ao Antigo Regime, visitar o Palácio de Versalhes- corte de Luís XIV e assistir a uma, das muitas, festas organizadas no palácio e darmos um pezinho de dança.



 A realeza- turmas do 8º A e 8ºB, a convite do rei, compareceu em peso. Como se tratava de um baile de máscaras todos os convidados desfilaram perante o Rei Sol, com a respetiva máscara que, no final, escolheu e premiou, com mais benesses, os vencedores …

  Neste sentido, à História coube-lhe a pesquisa e a contextualização “A máscara ao longo da História” e a vida quotidiana da nobreza do Antigo Regime. E à Educação Tecnológica a execução dos modelos concebidos pelos alunos.

Finalizada a atividade quisemos partilhá-la com a comunidade educativa. Para tal organizámos um desfile de máscaras venezianas. O cenário foi montado e um júri idóneo foi selecionado (um professor comum às duas turmas, a coordenadora de estabelecimento, uma assistente operacional e um aluno, escolhido entre as turmas   que assistiram ao desfile, que também deram a sua pontuação.


  Seguindo os critérios de avaliação: a criatividade, a execução técnica, os materiais utilizados e a postura em palco, o júri pontuou e os vencedores foram: da turma do 8º A, Ana Francisca, Leonor Ramos e Ana Beatriz Ramos e da turma do 8º B, Luna Amado, Mafalda Carvalho e Ana Celorico.




Os vencedores foram patrocinados pelos mecenas: Filipa Rodrigues e Duarte Almeida, alunos do 8º B.

 Parabéns a todos os que participaram na atividade e   que se envolveram com empenho, entusiasmo e satisfação na concretização do evento.

 “o rei” gostou muito do que viu e também ele vai premiar muito bem.

 E o baile continuou, ao  som da musica barroca...