Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Citius, Altius, Fortius

 Citius, Altius, Fortius (em latim, significa “o mais rápido, o mais alto, o mais forte”) é o lema do ideal olímpico e foi também esta a postura dos alunos do 7º A e 7º B da EBI de Pereira pelo envolvimento, empenho, responsabilidade e seriedade que colocaram na concretização de mais uma atividade, integrada nos conteúdos programáticos das disciplinas de História e de Educação Física. Os alunos começaram por fazer um trabalho de pesquisa alusiva aos jogos olímpicos da Grécia Antiga. E posteriormente desafiados a dramatizarem uma recriação dos jogos de Olímpia em honra de Zeus. Desafio aceite, passou-se à acção. Primeiro, a produção de textos depois a seleção/adaptação de algumas modalidades praticadas. Tarefas que foram  dinamizadas em articulação com os respetivos docentes.





 Preparou-se o cenário, divulgou-se o evento, escolheram-se os adereços, confecionaram-se coroas de oliveira para coroar os vencedores e prepararam-se as medalhas (fitas vermelhas) para atar ao braço dos premiados nas várias competições.





Na assistência estiveram os “metecos”, o “8ºB que vindos da “pólis CG, chegaram a Olímpia (pavilhão escolar) para assistir às competições e honrar Zeus, o deus supremo “.

Participantes e organização estiveram quase ao nível da perfeição grega. Os atletas cumpriram o juramento feito na presença do deus supremo e os juízes estiveram também ao nível do acontecimento.

Os participantes honraram a sua pólis, nem Zeus faria melhor!




NOTA: Confirma-se ou não que a História é fixe ? E quando trabalha em articulação ganha o estatuto de Super hiper mega ri-fixe!