Nesta manhã, quando todos os brinquedos, jogos e computadores desapareceram...
Podia ter sido assim o começo de uma história, mas não se tratava de nenhuma história, todavia persistia um problema, ou melhor, uma contrariedade. Quando umas meninas, do 1º ano, chegaram à BE, sem lhes apetecer, neste momento, ler um livro, estavam a exercer um dos direitos do leitor, e com os jogos mais solicitados a serem utilizados por outros colegas, com todos os computadores já requisitados por outros utilizadores e sem folhas para desenhar; ficaram muito aborrecidas, quase a fazerem birra. Perante esta constatação, surge esta pergunta :
-E se todos os brinquedos, jogos e computadores tivessem desaparecido? O que fariam? Ficavam a resmungar, mas sem fazerem nada e sem conseguirem brincar ou arranjavam jogos e brinquedos alternativos, feitos por vós ?
Concluíram que,o mais sensato era por as mãos à obra e começarem a inventar outras formas de entretenimento.
Daí aparecer uma sugestão: Vamos executar um "Quantos Queres?"
Como ninguém conhecia, a proposta foi aceite sem hesitação.
Depois de aprenderem a fazer e saberem como se jogava, o jogo começou de imediato e a animação foi retomada.
Foi mais uma atividade lúdico pedagógica, para além da diversão, as alunas aprenderam a executar, a exercitar a escrita e a promover a sua criatividade, pois foram elas que conceberam todo o processo da elaboração do jogo e ainda , tratando-se de uma tarefa realizada em equipa, aprenderam também a partilhar.
Estejam atentos, que já estão na manga outros Planos B.