Para participar numa tertúlia sobre livros, tradições e revolução de abril, organizada pelos professores de História e pela Biblioteca Escolar, convidámos o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, que amavelmente recebeu o convite para estar na nossa escola, com duas turmas do 1º CEB, uma do 3º ano e outra do 4º ano.
A iniciativa desta atividade teve como objetivo divulgar os trabalhos dos alunos, falar da importância dos livros e da escola, quer em contexto de liberdade, quer em ditadura e falar da revolução de abril, particularmente das tradições locais , no que diz respeito à guerra colonial. O Senhor Presidente corroborou a importância desta forma de Património Cultural e aceitou o compromisso, em colaboração com a escola de fazer uma pesquisa cuidada sobre as nossas tradições, a fim de que as mesmas sejam conhecidas, valorizadas, preservadas e divulgadas. Este repto foi integrado nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural -2018, feito pelos professores dinamizadores
A iniciativa desta atividade teve como objetivo divulgar os trabalhos dos alunos, falar da importância dos livros e da escola, quer em contexto de liberdade, quer em ditadura e falar da revolução de abril, particularmente das tradições locais , no que diz respeito à guerra colonial. O Senhor Presidente corroborou a importância desta forma de Património Cultural e aceitou o compromisso, em colaboração com a escola de fazer uma pesquisa cuidada sobre as nossas tradições, a fim de que as mesmas sejam conhecidas, valorizadas, preservadas e divulgadas. Este repto foi integrado nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural -2018, feito pelos professores dinamizadores
Tratando-se de uma tertúlia, as abordagens foram múltiplas permitindo o debate e uma reflexão alargada verificando-se muita interação da parte dos alunos .
Ao longo da sessão, houve momentos de declamação de poemas sobre repressão e liberdade, pelos alunos, que estiveram à altura da tarefa.
E momentos lúdicos conjugados com o aspeto pedagógico. Através de um passatempo acabaram por descobrir qual a principal conquista da Revolução de 25 de Abril de 1974- LIBERDADE.
E momentos lúdicos conjugados com o aspeto pedagógico. Através de um passatempo acabaram por descobrir qual a principal conquista da Revolução de 25 de Abril de 1974- LIBERDADE.
Foi mais uma aula, onde as aprendizagens estiveram presentes e se pôs em prática, uma cidadania ativa, o espírito critico e o contacto com o poder autárquico.
Em vez de pedir, os alunos ofereceram. Ao convidado apresentaram o seu conhecimento, as suas experiências e os seus trabalhos. No final, obsequiaram a todos os participantes e professores, Carlos Cebola e Fátima Amado, que gentilmente acompanharam os alunos, com marcadores temáticos, alusivos à data e uma coleção de postais com poemas e ilustrações alusivos à comemoração.
A atividade foi finalizada só no dia 26 com a distribuição, pelos alunos, à comunidade educativa, marcadores de livros e postais ilustrados.
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