Integrado na comemoração da Revolução de 25 de Abril de 1974, a Biblioteca Escolar e os professores de História e de Português realizaram uma exposição, aberta à comunidade educativa, destacando os factos mais relevantes do processo que conduziram à Revolução e às conquistas adquiridas com ela.
A exposição desenrolou-se em duas fases, na semana que antecedeu o dia 24 de abril e a semana posterior a 25 de abril. Durante a primeira semana os alunos percecionaram os momentos negros do Estado Novo: a repressão, a tortura, o exílio, a guerra colonial, a censura, a tentativa de democratizar o regime...
No dia 26, os alunos foram confrontados com um novo cenário, o negro deu lugar ao azul e as prisões abertas deixavam voar a liberdade . Através da exposição dos títulos das capas dos jornais, publicados, nos dias imediatos à queda do regime, pode-se exemplificar o desenrolar o derrube da ditadura e a consolidação da revolução: os exilados políticos regressaram, a PIDE foi desmantelada, os presos foram libertados e os seus agentes detidos, a guerra colonial iria terminar, o MEDO acabou, o Dia do Trabalhador iria ser comemorado em liberdade. E tantas outras conquistas a concretizar!
A visita guiada às exposições foi direcionada aos alunos do 6º A e 6º B, pela professora Dulce Castanheira, pelo professor Fernando Peralta e por um elemento da equipa da Biblioteca Escolar.
Durante esta aula, os alunos demonstraram uma atitude muito assertiva, interessada e muito interativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário