Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

No poupar é que está o ganho

No âmbito das temáticas abordadas na disciplina Educação para a Cidadania-Literacia Financeira e Educação para o Consumo. Os alunos, da escola EBI de Pereira, do 4º ano das turmas F e G    foram esclarecidos e sensibilizados para o ato de consumir e de poupar. E perceberem que os seus comportamentos podem ter consequências, boas ou más para a sociedade em geral e para cada um de nós em particular e até para o Ambiente.




 Para melhor compreenderem estes assuntos os alunos contaram com a colaboração de dois funcionários dos CTT e por um encarregado de educação que trabalha na CCAgrícola da Carapinheira.  Que, para o efeito, se deslocaram à nossa escola e de modo muito interativo foram alertados para os perigos de se fazerem despesas desnecessárias e supérfluas.

 E como palavra puxa palavra refletiram também sobre comportamentos que podem resultam em despesas adicionais e não previstas. Como podem guardar, de modo seguro e rentável, as suas economias /poupanças. E até, como dada um pode ajudar, em casa, os pais a pouparem nas despesas domésticas.

 Estas reflexões contribuíram para a educação para o consumo destes alunos que seguramente no futuro serão consumidores conscientes. E como o ato poupar deve ser adquirido logo de pequenino porque quem não poupa não tem e grão a grão enche a galinha o papo; os alunos   fizeram mealheiros e pouparam muito dinheiro!  Reutilizaram materiais que já tinham como destino o caixote do lixo. E o resultado foi fantástico, uns mealheiros “tchnann” que podiam ser postos à venda por bom preço







 A atividade foi integrada na comemoração do “Dia Mundial da Poupança” que se assinala no dia 31 de outubro. Mas como a poupança e o consumo consciente deve ser todos os dias, continua a ser pertinente esta sensibilização ainda que a “notícia” só tenha sido divulgada agora.

     E como o tempo é dinheiro, está na hora de terminarmos, sem deixarmos de apelar ao consumo consciente e   à poupança. Poupem dinheiro amealhem o que puderam façam uma boa gestão de economias, mas ESBANJEM   o mais que puderem em afetos, tolerância, compreensão, solidariedade e outras que tais atitudes. E não se arrependam



Nenhum comentário:

Postar um comentário