Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

A História continua a ser muito FIXE

  A História é FIXE é uma atividade que continua a fazer parte do PAA do Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Cujo principal  objetivo é motivar para o estudo da disciplina , fidelizar  alunos para o gosto do saber histórico. Mas também consolidar  aprendizagens, aliando o lúdico com o pedagógico e estimular a  criatividade e a autoestima dos alunos.

 E a provar que a História é mesmo FIXE. A História  saiu da História e de surpresa  entrou na sala de aula, no presente momento  em que estávamos a estudar a Civilização Egípcia, mais concretamente a  mitologia. E em boa  hora o fez, porque da porta da História entrou a deusa Ísis. 


Volto a dizer "que bom ter vindo", pois esteve à conversa com os alunos da turma, do 7º B a contar umas "fofoquices" de outros tempos. Um amor atribulado, um filho que nasceu só porque sim, porque ela queria muito ter um filho e pode contar  com  a ajuda de outro deus, o deus Toth, para concretizar o seu sonho. Um filho irreverente que perdeu um olho numa luta, mas que não ficou zarolha. Para remediar estes infortúnios estava lá outro deus , o deus Anúbis.



Foi um momento muito agradável, aprendemos e  divertimo-nos e como estava com tempo, toda a eternidade, aproveitou  a oportunidade e ficou na sala de aula ao lado de muitos escribas que se encontravam  no exercício do seu ofício. 


Se ao som dos  sistros entrou ao som dos sistros saiu, mas desta vez venerada pelos  sacerdotes  e multidão em geral que a acompanharam até ao seu templo em Philae.

 Deixando também a promessa que se disponibilizava a  regressar, outra vez, ao presente e trazer  convidados vindos  do além.