Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Dia Europeu das Línguas

  No dia 26 de setembro, celebra-se o Dia Europeu das Línguas. 

O Departamento de Línguas não esqueceu a data, devendo-se, na nossa escola, a promoção do evento, à iniciativa  das docentes Maria do Céu Belém e Cláudia Serra e Silva que lecionam as disciplinas de Francês e  de Inglês , respetivamente. 

Neste ano letivo, a proposta de trabalho feita aos alunos, consistiu  num concurso de cartazes, integrados nos objetivos da comemoração.

 O desafio foi lançado, os alunos aceitaram e puseram mãos à obra. Assim sendo, apresentaram-se a concurso  vários cartazes que foram divulgados,   junto da comunidade educativa, no átrio principal da escola.


« Esta comemoração vem na sequência da celebração do Ano Europeu das Línguas,  (AEL)que ocorreu em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, visando celebrar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa a preservar. Foi ainda objetivo de AEL-2001 promover o multilinguismo e motivar os cidadãos europeus para a aprendizagem de línguas.  Foi, então, instituído o Dia Europeu das Línguas (DEL), que se celebra todos os anos no dia 26 de setembro. As competências linguísticas são essenciais para garantir a equidade e a integração. Na atual conjuntura de crescente mobilidade, globalização da economia e tendências económicas em constante mudança, é mais óbvia do que nunca a necessidade de aprender línguas e desenvolver uma competência plurilingue e intercultural. - DGE»

Deste modo, os trabalhos expostos foram analisados e avaliados por um coletivo de júris idóneos e,  apuraram, de acordo  com o regulamento do concurso , os cartazes vencedores.

                

Tendo sido  divulgada e afixada a lista vencedora, no dia 6 de outubro.

 Inês  Jesus-  1º lugar- 9ºA

Inês Goncalves-  2º lugar- 9ºA

Mariana Almeida- 3º lugar- 8ºB


As docentes que dinamizaram o evento agradeceram  a participação dos alunos, salientaram a importância  do  seu envolvimento  neste tipo de atividades e felicitaram  particularmente as vencedoras.

Dia Mundial da Música

 

A Biblioteca Escolar voltou a ser a moldura para mais uma comemoração, desta vez o Dia Mundial da Música.

Esta efeméride que se comemora a 1 de outubro foi determinada em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música. Cujos objetivos visam promover a arte musical, divulgar a diversidade musical e reconhecer nesta arte a forma mais genuína de integração sociocultural.



 A comemoração esteve a cargo do Departamento de Artes e a dinamização foi uma iniciativa das professoras: Ana Rita de Educação Musical e Ana Jacob de Educação Tecnológica. E integrou uma exposição de instrumentos musicais reais,



e réplicas feitas em papel e primou pela originalidade dos trabalhos e respetiva apresentação.

 Cativando deste modo os visitantes.