Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Era preciso fechar-se este ciclo

 Era preciso fechar-se este ciclo, para que o que se inicia agora, continue sempre a olhar para trás, como se alguma coisa ficasse por fazer.
 Assim, os alunos finalistas do 9º A e 9ºB voltaram  à  escola para se despedirem de tudo e de todos  que nesta escola os fizeram felizes. A escola que  os viu crescer, os espaços onde deixaram a sua passagem, os professores e assistentes operacionais com quem aprenderam e convosco partilharam saberes e afetos


 Voltaram em festa, em festa permaneceram e em festa se despediram.
 Como os tempos que se vivem não estão propriamente para festas, mas não podemos viver numa redoma de vidro, ou numa ilha algures no oceano. E é preciso continuar a fazer o que nos faz feliz e que nos dá  sentido à vida. O melhor é adaptarmos às novas exigências e cumprir as orientações para  o bem de todos, em nome da saúde pública.




Por isso mesmo, voltaram presencialmente à escola, depois de um período de confinamento, em bom, em grande, voltaram  em SEGURANÇA.  
Pois, com esse vírus não se brinca,  não vamos  facilitar-lhe a vida , vamos saber dar-lhe a volta..



 Adeus finalistas foi um gosto terem passado pela nossa escola!
Em nome da direção do agrupamento de escolas de Montemor, dos(as)  professores(as) e dos(as) assistentes operacionais votos de desejos realizados. 
Sejam felizes e façam por serem felizes. A vida não dá "borlas" o que conseguires terás que conquistar com o teu esforço e competência e com a ajuda  de todos que contribuem para a tua felicidade, precisamos sempre do "outro" para irmos mais além.


Está na hora de partir para outra aventura


Ciclo fechado,ciclo iniciado

Nem o Covid 19, com o seu mau feitio, conseguiu impedir que, na EBI de Pereira, se fizesse a festa de despedida dos alunos finalistas do 9º ano.

O sarau cultural, como já era da praxe, e que encerrava as atividades letivas, devido às contingências do momento, fora cancelado, a saúde pública assim o justificava.
Não quisemos medir forças com esse vírus, sabíamos que a vitória estava do lado dele, mas também os finalistas não teriam oportunidade de fechar este ciclo. De se despedirem deste lugar, de amores e desamores, onde riram e choraram, onde receberam medalhas, onde conheceram amizades. Da escola que os acolheu de bibe, que os viu crescer, que acompanhou as suas vitórias, as suas cumplicidades, que lhe deu a mão e a ajuda pronta para ultrapassar os obstáculos.
 Era preciso recordar estes momentos, olhar para trás, ver o caminho percorrido e a nova estrada que se abre para outras aventuras rumo ao futuro; bordado com matrizes de sonhos, desejos e confiança.
Depois de tais ponderações era preciso decidir. A decisão foi tomada. Os finalistas, do 9º A e 9ºB também iriam ter direito ao seu momento, para mais tarde recordar.
 Assim, por iniciativa da coordenadora de estabelecimento e das respetivas diretoras de turma e com a colaboração de professores e assistentes operacionais deu-se início, em segredo, aos preparativos  da festa, a festa possível em tempo de Covid 19.


Recolheram-se fotos, recorreu-se ao arquivo fotográfico da BE e de particulares e produziu-se uma pequena brochura que ilustrou o percurso académico, do pré-escolar ao 3º ciclo, dos finalistas e embrulharam-se uns miminhos bem recheados de afetos .


 Depois foi só arranjar um pretexto, com conivência dos respetivos EE, para chamar/convocar os alunos. Os alunos voltaram à escola em modo presencial, radiantes por reverem os colegas, professores e assistentes operacionais. E por serem surpreendidos por esta mini, mini festa, mas do agrado e reconhecimento geral.
O átrio principal foi decorado com aprumo para receber os convidados, uma espécie de abrir o apetite para as etapas letivas que se vão seguir.



 E o auditório foi o local solene para receber os finalistas, fazer-se o balanço do que foi a sua passagem por esta escola, onde irão de certeza deixar a sua marca e de receber os “presentes” o livro de curso, o diploma e a cartola- (simbólicos)


Sem nunca descurar as orientações, o distanciamento social, a máscara rigorosamente colocada e a divisão dos grupos, de modo a evitar um maior ajuntamento de participantes: Os finalista-9ºA compareceram no período da manhã e os finalistas do 9º B no período da tarde.




 A festa foi mini, mas intensa e do agrado de todos.

 Assim, nem o Covid 19 impediu que mais esta atividade do PAA fosse concretizada, adaptada, é certo, às circunstâncias atuais vividas. Respeitando escrupulosamente o cumprimento dos preceitos de saúde pública.