Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de junho de 2021

- Bombyx mori ? -Sim sou eu

“Metamorfoses- História de uma vida” foi o tema de uma exposição, aberta à comunidade educativa, a decorrer no átrio principal da Escola EBI de Pereira. Tratou-se de um registo fotográfico que acompanhou a observação e o desenvolvimento dos bichos de seda- Bombyx mori - desde o estado larvar até ao estado adulto.



Mas também podia ser a história  da espécie Homo Sapiens , Temos tanto em comum !



A atividade resultou de uma articulação entre as disciplinas de Ciências Naturais e  de Educação Visual,  e direcionada para as turmas do 7º ano, alargada  também às turmas do 1º CEB. Transformada numa aula prática lecionada pela professora de Ciências Naturais. Um momento repleto de curiosidade, fascínio, aprendizagem e de respeito e valorização pela Natureza, que nos presenteou com o seu esplendor.

Bombyx mori  foi o protagonista desta história de vida, entrou várias vezes em cena, desfilou na passarela, esteve sempre no seu melhor e à altura dos modelos que apresentou à plateia. E para que não se perdesse nenhum momento e para mais tarde se recordasse, o desfile foi acompanhado por um registo fotográfico e de desenhos elucidativos deste desfile.


Os desenhos foram realizados pelos alunos do 7º A e 7º B, em contexto de aula de Educação Visual. Outra forma de contar uma história espelhada nos registos pictóricos das fases do ciclo de vida deste ser vivo.