Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Ser Delegado de Turma: Representar, colaborar, participar, agir!


Este projeto, desenvolvido numa lógica de trabalho colaborativo entre os Serviços de Psicologia e Orientação e a Coordenadora da Escola Básica de Pereira, visa a construção de soluções eficazes no âmbito da promoção de um clima de escola positivo e de uma cidadania ativa, dialogante e responsável.


 O Projeto consiste na realização de sessões de trabalho com os delegados e subdelegados de turma do 2º e 3º ciclo e com os representantes de turma do 1º ciclo no sentido de envolver e capacitar os alunos nos processos de tomada de decisão, dando-lhes a possibilidade de identificar e analisar problemas, encontrando soluções e refletindo sobre o seu impacto e consequências futuras.



 As sessões plenárias têm possibilitado uniformizar a ação destes elementos nas turmas e na comunidade escolar, sendo que os alunos reconhecem nesta iniciativa um modo de proporcionar momentos de partilha, de análise e de reflexão desenvolvendo-se o sentido de responsabilidade e de participação efetiva nas decisões da escola. Com efeito, o Projeto tem surgido como solução orientada para a construção de uma cultura de participação democrática, inclusiva e partilhada no sentido de promover o envolvimento cognitivo, comportamental e emocional dos alunos.

Uma sala de aulas diferente

 No dia 27 de abril os alunos do 8º A, mudaram de sala . A aula foi dada noutro espaço, mas aprendizagens aconteceram. Tratou-se de uma visita de estudo, integrada nos conteúdos programáticos e no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Português e História Para o efeito, os alunos do 8º ano da EBI de Pereira deslocaram-se ao Porto onde visitaram o Exploratório da Universidade do Porto e assistiram a uma sessão interativa sobre ótica. Conheceram também o Museu da Biodiversidade onde observaram uma exposição com as  mais variadas espécies de seres vivos. Para recuperarem forças e para desfrutarem da paisagem foram  almoçar ao Jardim Botânico, depois desta pausa voltaram, mas desta vez para outra sala de aula, onde ocuparam a tarde(e as cadeiras) a assistir a uma peça de teatro intitulada “ Aquilo que os olhos vêm com o Adamastor "do grupo de teatro “O Sonho”.