Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Está na altura de colhermos


Fomos de férias,  despedimo-nos da nossa quinta pedagógica e deixámos as culturas a crescer, entregues a várias jardineiras da nossa escola, que nunca se esqueceram de as regar.
Quando regressámos à escola, para um novo ano letivo, fomos logo  ver como estavam as plantas que tínhamos plantado e semeado. Mas ficámos muito tristes, a maior parte delas estavam secas: o feijão, o milho, os tremoços, as abóboras...Mas  a nossa jardineira mor explicou-nos que as plantas não estavam mortas , mas que tinham completado um ciclo vegetativo: nasceram, cresceram, amadureceram e agora estava na altura de serem colhidas, apanhar o feijão, o milho... que depois iríamos de armazenar, Ainda se lembram da história da "Vida mágica da sementinha", escrita por  Alves Redol e que lemos na BE?
Está mesmo na altura de voltarmos à quinta e fazermos as colheitas! Reparem que muitas culturas estão mesmo no momento certo para as colhermos. Umas para serem armazenadas e outras para fazermos uma boa sopa de couves e talvez uma salada  de tomate e pimentos...
 Reparem na nossa quinta.



 
 
 Quem quer vir participar nas colheitas? 
Aceitam-se voluntários. Pode ser que sejam convidados para merendar...



Quem quer comer pão com marmelada?

 Lembram-se da proposta que vos fiz na nossa conversa anterior ?
Quem pôs primeiro o dedo no ar foram as professoras Isabel Monteiro e Elisa Pereira, da turma do2º e 3º ano, 



mas não disseram nada, queriam fazer uma surpresa.
Sem ninguém saber, foram ao campo e trouxeram um cesto, bem pesado, de marmelos,10Kg! Vieram mesmo carregadas.
  Depois, no dia 21, chegou a surpresa. Os alunos do 1º,2º e 3º ano foram convidados a mudar de sala de aula, desta vez a sala foi, no refeitório da escola que as professoras deram a aula. 


Sim, porque podemos ter vários tipos de salas de aula e muitas aprendizagens se podem fazer.
As respetivas professoras, apresentaram o fruto e as suas características, bem como algumas tradições alusivas ao tema. 
A explicação foi seguida  com muita atenção e interesse pelos alunos. Redobrando o entusiasmo e o encantamento  quando souberam que iam aprender a fazer marmelada e saboreá-la  no pão, no lanche da tarde.

A confeção da marmelada esteve a cargo das "cozinheiras" Isabel e Elisa, que a fizeram como manda a tradição. E que saborosa estava ! Era vê-los a lamber os lábios!



Então, digam-me lá se não podemos aprender em qualquer lugar, mesmo que os conteúdos  não estejam no manual do aluno?!