Pesquisar este blog

sábado, 30 de novembro de 2019

Ainda não acreditam que a História é FIXE?

 A História é mesmo fixe!
Isto são os comentários que  fazem  alguns alunos do 8º A, tendo em conta as estratégias implementadas e a interação estabelecida entre alunos e conteúdos programáticos.

.
 Desta vez foi o Carlos que quis ser o protagonismo e assumir o papel  de Cristóvão Colombo.
Assim, o Cristóvão Colombo (Carlos) apresentou-se na corte e solicitou uma audiência com o rei D.João II para apresentar o seu projeto: navegar por ocidente e desta feita, chegar à Índia e pedir financiamento.
Os argumentos não convenceram o monarca (a docente) e o dinheiro não apareceu. Contrafeito ,vencido, mas não convencido, Cristóvão Colombo não teve outro remédio de se retirar e  ameaçar que iria apresentar o projeto aos reis católicos e que seriam eles, com a sua ajuda e o com o seu dinheiro, os primeiros a chegar  às tão desejadas e cobiçadas mercadorias orientais.

Isto é o que se está para ver!  Terá pensado o rei, muito melhor informado que os reis católicos.
 E se dúvidas ficaram, logo se esclareceram. Colombo voltou a Lisboa, já de regresso da sua viagem, confirmando junto do rei o quanto tinha perdido pela sua recusa e desconfiança. Malogradamente, a sua vinda, que se pretendia ser de vitória, acabou por ser novamente uma humilhação. D. João II provou que sempre estivera certo.

Deste modo, nem só o navegador tinha chegado à índia, como as terras descobertas pertenciam de direito a Portugal, com base num tratado assinado anteriormente, 1479 , o tratado de Alcáçovas. Mas como se vai resolver o problema ? Esperem para ver. Para, com outras atividades, convencer os colegas mais céticos que a História é fixe, "vocês é que dão cabo dela".

Uma cultura de Paz


Um por todos e todos contra o bullying

Vivemos cada vez mais numa sociedade intolerante. Há dificuldade em respeitar a diferença, em ouvir o outro, aceitar que ele possa pensar diferente de nós. O diálogo, a compreensão, a concórdia e a entreajuda estão ameaçados.

Não é esse o mundo que queremos para as gerações vindouras. 

A escola está atenta e em ação, para que todos contribuam para a construção de uma sociedade de paz e mais harmoniosa. Neste sentido, várias iniciativas informativas e formativas estão a ser dinamizadas de forma a enriquecer o Plano Anual de Atividades e deste modo contribuir para as aprendizagens e competências dos alunos.
A biblioteca escolar é um dos desses parceiros. Assim, a professora bibliotecária, da EBI de Pereira, em articulação com a professora de Formação Pessoal e Social da turma do 7º A, procedeu à leitura do conto “O patinho Feio” de Hans Cristian Andresen. 


A leitura serviu de pretexto para um a reflexão interativa sobre comportamentos. A discriminação, a intolerância, a exclusão social, o perfil do agressor e da vítima e apresentação de alternativas para que todos possamos viver num mundo de entendimento foram alguns dos temas discutidos.


E como todas as histórias são também histórias para pensar e para aprender e como este conto foi uma “arma” contra o bullying concluíram que não é este o mundo que queremos, mas que tudo está na nossa mão para construirmos uma sociedade melhor. Onde o respeito, a justiça e a responsabilidade sejam os principais pilares de um mundo mais razoável  e sensato onde todos queremos viver e nos queremos sentir bem.

Pois, “com mãos se fez a paz, se faz a guerra, com mãos tudo se faz e se desfaz”