Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de março de 2023

São elas que dão vida à escola e eles também

São elas que dão vida à escola e eles também

O dia 8 de março- Dia da Mulher- foi mais uma data assinalada na EBI de Pereira. O objetivo foi reconhecer o papel da mulher na nossa comunidade educativa. São elas que dão vida à escola: Ensinam, apoiam, compreendem, mimam, orientam, desculpam, zelam, ralham, educam, preparam, acarinham, brincam, vigiam, ajudam, alimentam… e obviamente eles também. Para o efeito, foi elaborado um painel gráfico com as fotos de todas mulheres que todos os dias contribuem para o bem-estar de todos. Onde os afetos se caldeiam com o sucesso e com a estabilidade emocional daqueles(as) que fazem  da escola a nossa casa.



Em articulação e com a cumplicidade da coordenadora de estabelecimento todas as mulheres foram surpreendidas, na sala dos professores, com um diferente pequeno-almoço, preparado com esmero e bom gosto, uma frugal degustação que agradou aos comensais,








 com o desejo que cada uma en “chá” a sua vida de amor e de alegria.




 Também os homens foram convidados e participaram no repasto. E para mimar e agradecer o trabalho de todas foram presenteadas com um original marcador de livros.



Sabemos que o dia 8 de março até pode ser a data oficial da comemoração, mas o dia da mulher é todos os dias. Respeitar, apoiar e reconhecer o trabalho da mulher deve ser uma rotina.  E apesar de caminharmos no sentido de se garantir a igualdade de género ainda nos espera uma longa caminhada, para que as mulheres usufruam efetivamente de igualdade de oportunidades entre os dois sexos, seja na sociedade, em casa ou no trabalho.