Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2021

"As mulheres na liderança: Alcançar um futuro igualitário num mundo de COVID-19".

"As mulheres na liderança: Alcançar um futuro igualitário num mundo de COVID-19" foi o tema oficial que deu o mote à comemoração do Dia Mundial da Mulher- 8 de março -2021.
 

Com o objetivo de assinalar a data e no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de História, a turma do 7º B, da escola EBI de Pereira, quis também deixar o seu contributo e opinião sobre o papel da mulher ao longo da História.
 Os desafios foram lançados e a turma agarrou-os. 
 Analisou-se o papel da mulher no cenário da pandemia, concluiu-se que foi a personagem principal e aplaudiu-se o seu desempenho. Recuaram na linha da História, pararam no séc. V a.C. na pólis de Atenas. Com os olhos de hoje indignaram-se, por ela, contestaram o estatuto inferior que assumia na sociedade questionou-se a sua passividade, enquanto mulher sem voz e sem vontade incitou-se a seguir o modelo da mulher espartana.
 Acrescentou-se que muitas atenienses continuam perdidas no tempo e no espaço da História. A esconder-se nos bastidores de um palco de um Ele. É aí onde atua o Ele e foi a Ele que lhe atribuíram o papel principal.


 Alguém discordou, não é bem assim! As mulheres já têm muito protagonismo, já são cabeças de cartaz no espetáculo, na grande gala da vida. Começa-se a enumerar. 
 Alguém se adiantou, mas isso é agora, ouviu-se outra voz. A mulher teve que lutar para conseguir e conquistar o que lhe era devido por direito. Mas continua a ser necessário reformular e acrescentar o cenário e alargar-se o palco para que mais elas possam entrar em cena. 
A igualdade de género, fala-se muito dela, mas é isso mesmo, fala-se, as ações faltam.  
A discussão alargou-se a outros assuntos. Fizeram pesquisas, reforçaram informação e alicerçaram a opinião. E concluíram que muito do enredo da História foi escrita por elas, cada uma delas com o seu estilo, mais erudito ou mais acessível. Mas todas elas com histórias para contar, para ensinar, para servirem de modelo. E todas Elas merecedoras de reconhecimento, de valorização, de serem homenageadas.
 E foi assim, que a turma do 7º B quis mostrar a sua gratidão, por nos terem trazido aos ombros da História. Homenagem que querem destacar e partilhar com a comunidade educativa através de um pequeno trabalho realizado na aula assíncrona de História.
-

Criado com o Padlet