Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Quando toca a aprender, nem o Covid- 19 pode deter a turma do 8º A da EBI de Pereira


Quando toca a aprender, nem o Covi-19 pode deter a turma do 8º A da EBI de Pereira


“Um chapéu para o rei” Foi uma atividade integrada no Plano Anual de Atividade do Departamento de Ciências Sociais e Humanas inserida nos conteúdos programáticos da disciplina de História- 8º ano. Realizada em articulação com as disciplinas de História e de Cidadania e Desenvolvimento.
 Resultou de uma proposta de trabalho que consistiu na conceção de um chapéu para apresentar ao rei, numa festa de máscaras. Cujo modelo teria que ser inspirado nos conteúdos programáticos da disciplina, estudados ao longo do ano letivo.




 A execução dos chapéus destinava-se a ser apresentada à comunidade educativa num desfile que pretendia recriar a corte barroca, numa das muitas festas esplendorosas promovidas pelo rei absoluto Luís XIV, que devido às contingências atuais ficou apenas adiado para o próximo ano letivo, se tudo correr bem, e vai correr!
Tinha como principais objetivos:
-Motivar para o estudo da disciplina.
-Estimular o gosto pela pesquisa histórica.
- Consolidar aprendizagens.
- Promover o espírito crítico e autonomia
 -Reforçar a auto estima.
 -Desenvolver a sensibilidade estética e a execução técnica.





 Os alunos do 8º A da EBI de Pereira aceitaram o desafio, aproveitaram o confinamento e puseram mãos à obra e elaboraram os seus chapéus temáticos inspirados nas aprendizagens que fizeram ao longo do ano letivo.



 Foi como se o chapéu tivesse andado de cabeça em cabeça percorrendo os caminhos da História e tivesse feito uma paragem mais demorado no séc. XVII-XVIII- ficando em Versalhes, na corte luxosa de Luís XIV que juntamento com o seu ministro das finanças, Colbert transformaram a moda numa indústria séria ao serviço do enriquecimento dos cofres do estado e a servir os interesses do Mercantilismo.







Os alunos participantes na atividade, envolveram-se com empenho e entusiasmo e executaram modelos temáticos à altura da cabeça real. Todos eles estão de parabéns pela responsabilidade, conhecimentos e espírito critico colocado na sua produção artística. As mesmas felicitações estendem-se a todos os encarregados de educação e familiares que colaboraram com os alunos, professora dinamizadora e conselho de turma em geral.
Juntos fazemos mais e melhor
 Abram  alas, deixem desfilar o chapéu.