Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de março de 2021

Aprenda a dar a mão.

 É preciso parar, olhar para quem vem muito atrás e  dar a mão. Este é também o propósito  da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. No âmbito dos conteúdos  programáticos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento- os alunos do 7º B    refletiram sobre  a temática dos direitos humanos e constataram  que ainda há muita coisa  por fazer; cabendo a cada um de nós , com informação, com espírito critico, com dever cívico contribuir individualmente, com os meios que dispõe, para minorar das assimetrias   sociais e sobretudo para impedir aquelas que constituem violações dos direitos do homem.

 A questão dos refugiados foi um dos temas de reflexão. E foi altura  de olharem para o lado, compararem e aprenderem  a dar  a mão. Toda a ajuda é bem vinda, ajuda material sem dúvida, ajuda política também, mas  sobretudo com empatia, saber colocar-se no corpo do outro e começar a descobrir o sentido da tolerância, da compreensão e da solidariedade .

A reflexão foi orientada pela docente de Cidadania e  Desenvolvimento e com base em pesquisas realizadas,  a turma   foi desafiada a dar o seu parecer sobre este facto.
As conclusões foram apresentadas no mural da ferramenta digital Padlet.
 Como forma de informar e de sensibilizar a opinião pública  para esta problemática, infelizmente  tão atual, quiseram divulgá-la junto da comunidade educativa. 
 Foi o seu contributo singelo, mas sincero e responsável, de  dar a mão.