Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Comer bem, para viver melhor.

 


 Há comemorações que têm um sabor doce, mas um sabor saudável!
 E todos já estão a dizer que sabem qual é. Claro que é essa  a resposta certa: Dia da Alimentação! E eu também sei que vocês estão tão bem informados, especialmente os(as) alunos(as) do 4º ano porque eles(as) sob a orientação da professora Rita Freitas, no dia 16 de outubro, na nossa escola, no âmbito das atividades extra curriculares, assinalaram a data.
 



 Através da leitura e da pesquisa, recolheram várias informações  sobre a importância da alimentação e quiseram depois partilhar com  a comunidade educativa o que aprenderam. Optaram pela elaboração de cartazes que divulgaram no átrio da escola.
 
  Assim, aprenderam que esta data marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945. E a celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, sendo Portugal um dos países membro.
 Esta data tem principal objetivo:
  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Os alunos  sensibilizaram para a prática de uma alimentação saudável, dando um destaque especial ao consumo de fruta e de produtos hortícolas.


 
Para que este dia ficasse mesmo bem temperado e para todos comerem  e repetirem,  o pitéu foi muito bem regado com acordes de música. Servido numa travessa de afetos, decorada a primor com lacinhos de alegria. Oferecendo e servido depois, na sala dos professores e na biblioteca escolar  um repasto saudável  e muito animado, .
 
 
 Foi comer e chorar por mais !
 Quem diz que a música  não é sempre motivo de inspiração e de celebração para todas as ocasiões.