Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Datas com História

 


Datas com História é uma atividade integrada no PAA do Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Cujo objetivo é conhecer e divulgar datas importantes da História de Portugal e reforçar a identidade nacional, consolidar conteúdos programáticos, motivar para o estudo da disciplina de  História e promover aquisição de competências várias nos alunos.

A comemoração da Implantação da República Portuguesa- 5 de outubro de 1910- foi a data com História evocada, com atividades diversas dinamizadas em contexto de sala de aula e junto da comunidade educativa.

A título de exemplo, na EBI de Pereira, a atividade foi dinamizada pelos alunos do 9º ano- 9º B em articulação com os colegas do 4º ano- 4ºH



Em contexto de aula e de modo interativo os alunos do 3º ciclo contextualizaram a data e desafiaram os colegas a pintarem a bandeira de Portugal, usando para o efeito pincéis muito originais…

O material foi fornecido pelos alunos do 9º ano e foi no átrio principal que decorreu a pintura.








 O hino da Monarquia e o arrear da bandeira deram início à atividade, seguindo-se a leitura do poema “Com mãos”, de Manuel Alegre. De imediato passaram, com entusiasmo, à “pintura” tendo como sonoridade de fundo o hino nacional e terminaram com o hastear da mesma. Ao mesmo tempo que, em coro, gritavam:  “com mãos  se faz um país”,  “com mãos se  faz riqueza”, “com mãos se faz conhecimento”, “com mãos se faz tolerância” ,… “com mãos se faz o futuro do nosso país.”